Cinco dias após a eleição para procurador-geral de Justiça do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), o governador Eduardo Riedel (PSDB) nomeou nesta quarta-feira (27) o promotor Romão Ávila Milhan Júnior para o cargo.

Romão foi eleito com 216 votos favoráveis para o biênio de 2024 a 2026. A votação ocorreu por meio eletrônico, das 9 às 17 horas, em canal no site da instituição. O número de votos equivale a 98,63% da classe.

O promotor já fazia parte da gestão do MPMS como procurador-geral adjunto de justiça legislativo. Agora, ele substitui Alexandre Magno Lacerda, que ficou no cargo por dois mandatos. O primeiro mandato foi em 2020, ocupando o cargo de Paulo Cezar dos Passos.

Romão Ávila Júnior

Paranaense, natural de Umuarama, Milhan é bacharel em Direito pela Universidade Paranaense em 2007 e especialista em Direito Penal pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.

Foi Defensor Público do Estado do Espírito Santo e aprovado em concurso para Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O procurador é Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2010 e atuou como Promotor de Justiça Substituto nas comarcas de Itaporã, Sete Quedas e Iguatemi. Em substituição, atuou nas comarcas de Ivinhema, Deodápolis, Glória de Dourados, Ponta Porã e em diversas Promotorias de Justiça da comarca de Dourados. Na então primeira entrância, foi titular das Promotorias de Justiça das comarcas de Angélica, Itaporã e Fátima do Sul.

Foi Presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público) por dois biênios, de 2019 a 2023. Também foi Secretário-Geral da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) por dois biênios, de 2020 a 2024.

Em fevereiro de 2023, tornou-se Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo do MPMS e, em março de 2024, tomou posse como 1º Vice-Presidente da Conamp, para o biênio 2024-2026.