Pular para o conteúdo
Política

‘Quer lacração’: cassado, Tavares é criticado por Lia ao tentar aprovar lei federal e fazer ‘home office’

'Aquela cadeira ali é dele ainda', criticou a deputada estadual Lia Nogueira após o deputado acompanhar as sessões remotamente
Evelin Cáceres, Mariane Chianezi -
Os deputados Rafael Tavares e Lia Nogueira (Alems)

“O que o deputado cassado quer é lacração. Se esse é o questionamento dele, cadê ele? Porque ele ainda é deputado. Desde que saiu a cassação, não veio mais. Aquela cadeira ali é dele ainda”, criticou a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) durante a sessão desta quinta-feira (29) sobre a atuação do deputado Rafael Tavares (PRTB).

Os deputados explicavam o motivo de uma proposta de lei do parlamentar ter sido barrada na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) por inconstitucionalidade. Tavares queria impedir a ida de crianças a em eventos da comunidade LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul. No entanto, a medida é de competência federal.

“Os direitos da criança e do adolescente já estão salvaguardados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o que busca atender a pretensão do deputado Rafael Tavares. Nós também queremos salvaguardar os direitos das nossas crianças e adolescentes, mas isso é de competência federal. Aqui na CCJR analisamos a constitucionalidade e o projeto não era constitucional”, explicou a presidente da Comissão, deputada Mara Caseiro (PSDB).

Cassado

Tavares foi cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) porque o partido dele não teria cumprido a cota feminina. A situação gerou pedido de cassação da chapa, do diploma e mandato de Tavares. Em fevereiro de 2023, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) decidiu pela cassação do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB). O Pleno foi contra a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral do MPF e a decisão foi confirmada pelo TSE.

Após ter sido comunicado da cassação pelo TSE, o deputado deixou de comparecer às sessões presencialmente, mas consta no sistema da Casa como online, ou seja, acompanhando remotamente.

Projeto de lei

O projeto de lei previa que os organizadores dos eventos deveriam realizar verificação de idade dos participantes, solicitando documento oficial dos participantes. A proposição também previa advertência por escrito, multa no valor de 500 UFERMS e suspensão temporária das atividades relacionadas ao evento.

“A exposição precoce a conteúdos e imagens de natureza sexual pode acarretar consequências negativas para o desenvolvimento psicológico e emocional das crianças, além de contribuir para a erotização precoce e o aumento da vulnerabilidade a abusos”, justificou o deputado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Aposentos de Papa Francisco são selados no Vaticano

Era do último Papa? Entenda profecia de São Malaquias e relação com próximo conclave

Chuvas intensas impactam procura por pesqueiros durante ‘feriadão’ de Páscoa em Campo Grande

Idoso é encontrado morto em plantação de milho no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

POLÍCIA CIVIL

Donos de comércio encontram homem sem vida ao abrirem o estabelecimento em MS

Últimas Notícias

Política

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano

Polícia

Homem negocia com suposta garota de programa e é ameaçado em nome do PCC

Vítima alega que não chegou a marcar programa, mas logo depois, passou a receber cobrança via Whatsapp de número desconhecida, por pessoa que alega ser membro de facção

Esportes

“Imparável”: Confederação Brasileira exalta atleta campo-grandense classificada para o Mundial

Nesta segunda-feira (21), atleta avançou para as quartas de final da etapa do Circuito Nacional Sub-19 ao lado da também sul-mato-grossense Danny Caputo

Polícia

Polícia Ambiental mantém buscas por caseiro atacado por onça no Pantanal

O sobrevoo foi suspenso e deve retornar nesta terça-feira