Projeto que proíbe a pesca do Dourado por mais 5 anos será votado nesta quinta na Alems

Na nova redação do artigo consta a proibição até a data de 10 de janeiro de 2029

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Luciana Nassar, Alems)

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul votam três projetos durante sessão plenária nesta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa. Dentre os projetos, está a proposta que proíbe por mais 5 anos a pesca do Dourado.

Conforme a Ordem do Dia, será votado em primeira discussão o Projeto de Lei 364/2023, de autoria de João César Mattogrosso (PSDB), com coautoria de Marcio Fernandes (MDB) e Jamilson Name (PSDB), que altera a Lei nº 5.321, de 10 de janeiro de 2019, que dispõe sobre a proibição da captura, do embarque, do transporte, da comercialização, do processamento e da industrialização da espécie Salminus risiliensis ou Salminus maxillosus – Dourado. 

O projeto visa estender por mais cinco anos a vedação quanto a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do Dourado. “Ao estender o prazo de vedação contido na Lei n. 5.321 de 2019, a proposta acaba por promover o repovoamento do Dourado nos rios de Mato Grosso do Sul”, afirma o parlamentar.

Na nova redação do artigo consta a proibição até a data de 10 de janeiro de 2029, ressalvadas a modalidade “pesque e solte”, o consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro. 

A matéria foi aprovada na última reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Casa nesta quarta-feira (21).

Foto: FishTV/Divulgação/Governo do Estado

Outros projetos

Também será votado o Projeto de Lei nº 158/2023, de autoria de Neno Razuk (PL), que acrescenta dispositivos na Lei Estadual nº 5.842, de 24 de março de 2022, que estabelece diretrizes para o atendimento multiprofissional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

E também será votado o Projeto de Resolução nº 001/2024, proposta de Paulo Corrêa (PSDB), que concede título de cidadão sul-mato-grossense a quem especifica.

Conteúdos relacionados