Um de lei que tramita na Legislativa de quer criar o prêmio ‘Medalha Jovem Escritor’ para incentivar o estudo e a literatura aos estudantes da Rede Estadual de Ensino. A proposta é de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos).

Conforme o Projeto de Lei 28/2024, o prêmio terá como objetivo o reconhecimento e o fomento dos jovens talentos da literatura, a formação acadêmica e cultural. O prêmio será destinado aos alunos do ensino fundamental e alunos do ensino médio.

A proposta do deputado ainda prevê que, além da medalha, um incentivo a ser definido pela Secretaria de Educação. Os professores dos alunos também serão premiados.

“O primeiro passo para estimular a leitura na adolescência é não tratá-la como uma obrigação. Os jovens precisam enxergar a leitura como uma fonte de prazer, entendendo que isso é vital para seu desenvolvimento intelectual e sócio emocional, e não como uma atividade imposta. Obrigar os adolescentes a ler pode ter o efeito contrário, afastando-os dos livros em vez de motivá-los”, justifica o deputado em sua proposta.

A (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) ainda analisará a proposta.