Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), prefeito de e presidente da (Associação dos Municípios de ), explica que 37 municípios do Estado saíram ‘do vermelho'. O tucano participou da solenidade de retomada dos trabalhos da Alems ( de Mato Grosso do Sul), na manhã da segunda-feira (5).

No mês de agosto do ano passado, prefeitos se reuniram em mobilização nacional pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 25/2022 por um adicional de 1,5% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e liberação de emendas para mais de 2,6 mil cidades pelo governo federal.

Na época, o presidente da Associação, explicou que 37 municípios de Mato Grosso do Sul estavam no ‘no vermelho'. Já nesta segunda-feira, Valdir explica que a situação não é mais a mesma.

“Teve aquela PEC que foi aprovada e equilibrou, mas não quer dizer que esse ano também vão passar por dificuldade. Nós tivemos um aumento na receita o ano passado do FPM de apenas 3%. A expectativa para este ano é acompanhar a economia, para não se aventurar. O governo federal também se mobilizou. Conseguimos aprovar a PEC que recompôs a perda da FPM. Também conseguimos a liberação das emendas parlamentares federais que estavam travadas até no mês de agosto”, disse.