Por 86 votos a 3, o MDB e Solidariedade definiram apoio ao PSDB nas eleições municipais de 2024. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (27), após uma série de debates que ocorriam desde a última terça-feira (25), quando o então pré-candidato André Puccinelli, anunciou que não participaria da corrida eleitoral.

Desde então, reuniões no diretório analisavam os rumos de apoio do partido. Conforme informações das siglas, os pré-candidatos a vereadores somaram 33 votos a favor do PSDB. Já os núcleos e o diretório Municipal, tiveram 11 votos para o PSDB, com apenas 1 para o PP; 1 para o União Brasil e 3 em branco.

Já no Solidariedade, pré-candidatos a vereadores somaram 32 votos para o ninho Tucano. Na mesma linha, os núcleos e diretório municipal tiveram 10 votos; 2 votos para o PP e 2 indecisos. Entre as opções cogitadas pelos afiliados estavam: PP, PSDB e União Brasil.

Confirmou que não será candidato

Antes do anúncio oficial na reunião no diretório do partido na última terça-feira, Puccinelli disse ao Midiamax que não disputaria as Eleições 2024.

“Para uma disputa majoritária, é preciso de estrutura e apoio político. Mesmo que se for insuficiente o apoio de estrutura, o político ele prevalece”, disse Puccinelli, que afirmou não concorrer também ao cargo de vereador.

André aguardava posicionamento da executiva nacional sobre liberação de verbas para campanha. MDB liberaria apenas 20% do exigido pela sigla na Capital.

Surpresa com anúncio

“Foi uma surpresa”, declarou o vereador Jamal (MDB), sobre a decisão de André por não disputar as eleições. O parlamentar chegou a dizer que até a manhã desta terça-feira acreditava na pré-candidatura de André para a prefeitura.

“Tem meu apoio na decisão. Nossa preocupação maior é não deixar os pré-candidatos na mão, eleger o maior número de vereadores”, finalizou.

Já o vereador Coringa (MDB) disse que tinha expectativa pela candidatura de André. “Um dia muito triste. Estou muito triste, a gente tinha uma expectativa de ter nosso candidato a prefeito e agora a gente está numa posição de ter que subir num partido. Eu tinha uma expectativa muito grande. A gente tá sem rumo, daqui a 48 horas vamos ter um candidato a prefeito que não do partido”, lamentou.