O deputado federal Marcos Pollon (PL) protocolou um pedido de impeachment do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O embate acontece após a presidência encontrar os 261 móveis que Lula afirmou terem sido levados por Bolsonaro.

“Nada irá passar sem que nós tomemos uma atitude frente a esse Desgoverno. Vamos dentro do limite da lei fiscalizar cada erro, sempre vigilantes a toda mentira e corrupção orquestrada pelo PT, Não permitirei impunidade”, disse Pollon em uma rede social.

Ainda de acordo com o deputado, além do pedido de Impeachment, também foi protocolado denúncia de fraude, voto de repúdio ao desrespeito pelo dinheiro público, além de dois requerimentos, sendo um de informação e outro de convocação do Ministro da Casa Civil.

Os imóveis motivaram, na transição, discordâncias do petista e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Os itens “perdidos” estavam espalhados pelo Palácio da Alvorada e foram localizados em setembro do ano passado – dez meses depois da primeira inspeção no local. Conforme o Uol, antes da descoberta, o casal presidencial comprou peças de luxo alegando como motivo a ausência dos objetos.

A informação sobre os móveis localizados foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo Estadão. A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência afirmou que os itens foram encontrados em “dependências diversas” dentro do Palácio da Alvorada. Segundo a pasta, foram necessárias três conferências para localizar os móveis.

A primeira inspeção, em novembro de 2022, atestou que 261 bens estavam desaparecidos. A segunda conferência ocorreu no início do ano passado e localizou 173 peças. A última foi feita em setembro e atestou que nenhum item havia sido extraviado pelo casal Bolsonaro. Apesar da descoberta dos itens, a Secom disse que os móveis sofreram um “descaso” por parte de Bolsonaro e Michelle.

Nesta quarta-feira (20), após a divulgação de que os móveis haviam sido encontrados, o ex-presidente usou o X (antigo Twitter) para dizer que o petista o acusou injustamente de ter extraviado os bens da residência oficial. “Todos os móveis estavam no Alvorada. Lula incorreu em falsa comunicação de furto”, disse Bolsonaro.