O PL (Partido Liberal) marcou data da convenção partidária em Campo Grande, onde deverá lançar oficialmente os nomes dos candidatos a vereador.

A convenção acontecerá no dia 2 de agosto, próxima sexta-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Campo Grande. O dia escolhido pelo partido é um dos últimos liberados pela Justiça Eleitoral para convenções, já que o prazo é 5 de agosto.

Em convenção do PSDB realizada na última semana, em evento marcado por lista de ‘contas sujas’, o presidente do partido em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, disse o PL (Partido Liberal) irá compor a chapa tucana para concorrer à prefeitura. Então, nomes nacionais junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro farão a indicação.

A nota encaminhada à imprensa na noite de domingo (28) confirmando a data da convenção é assinada pelo diretório municipal.

TSE define regras para convenção

Conforme as datas definidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador entre 20 de julho e 5 de agosto.

As convenções partidárias são as reuniões internas do partido para deliberar e escolher os candidatos que disputarão as eleições.

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até o dia 15 de agosto para registrar o nome dos candidatos na Justiça Eleitoral. Assim, o Tribunal deverá divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido até dia 20 de agosto.

O percentual por partido deverá definir a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC. Esses são calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI) no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).