Mais de 439 mil eleitores não cadastraram a biometria em Mato Grosso do Sul. Apesar de não ter cadastro biométrico, este grupo do eleitorado poderá votar normalmente nas Eleições Municipais de 2024.

O primeiro turno das eleições acontece em 6 de outubro. O eventual será realizado no último domingo do mesmo mês, no dia 27.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os eleitores poderão votar mesmo sem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

O cadastro começou em 2008 e nunca foi obrigatório para votação. Contudo, interessados em garantir maior segurança ao voto podem cadastrar a digital no cartório eleitoral mais próximo.

O prazo para a coleta biométrica é 8 de maio, data final para qualquer atualização no cadastro eleitoral. Ou seja, não é permitida nenhuma alteração nos 150 dias anteriores às eleições.

Dados do TSE apontam que MS possui mais de 1,9 milhão de eleitores aptos a votar nas Eleições de 2024. Desses, 1,5 milhão já cadastraram a biometria e outros 439 mil ainda não fizeram o cadastro.

As eleições municipais acontecerão nos 79 municípios do Estado. Os dados do Tribunal foram atualizados em 2022, no país existem 156 milhões de eleitores aptos para as votações deste ano.