Mediadora, Cristina Serra elogia formato do Debate Midiamax e diz esperar embate de ideias em Campo Grande

O embate acontece nesta segunda-feira (23)
e tem presença confirmada de todos os candidatos à Prefeitura de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Jornalista Cristina Serra será a mediadora do Debate Midiamax | (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Mediadora do Debate Midiamax que acontece nesta segunda-feira (23), a jornalista Cristina Serra elogiou o formato adotado pelo embate e disse esperar que os oito candidatos à prefeitura de Campo Grande apresentem ideias e propostas aos eleitores.

Com 40 anos de carreira, a jornalista, que já mediou debates de eleições gerais e municipais, disse que o debate promovido pelo Jornal Midiamax é a oportunidade de apresentar aos eleitores as ideias e propostas dos candidatos, fortalecendo a democracia.

“As regras que foram criadas para esse debate do Midiamax são muito interessantes. Inclusive, tem um bloco que eu nunca tinha visto em nenhum debate. Eu já fui mediadora de vários debates, tanto de campanhas municipais como para governador na época que trabalhava na Globo. E esse bloco em que três candidatos falam sobre o mesmo tema é muito interessante porque um candidato pergunta, o segundo responde e o terceiro comenta. E é bastante desafiador para o mediador porque não pode se perder entre todas essas pessoas falando”.

Jornalista Cristina Serra será a mediadora do Debate Midiamax | (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Cristina falou com a reportagem sobre os desafios de mediar debates eleitorais, de intermediar os diálogos para que quem aproveite as discussões seja o eleitor que esteja acompanhando nas multiplataformas do Midiamax.

“Nós temos que ter essa concentração, esse compromisso de oferecer para o eleitor de fato a oportunidade de conhecimento sobre o que cada candidato pensa. De maneira nenhuma, a gente não pode permitir que descambe para qualquer outra coisa. E para isso evidentemente a gente tem toda a estrutura do Midiamax e um departamento jurídico que vai acompanhar tudo”.

A jornalista comentou sobre debates que acabaram em agressão entre os candidatos, como no caso de embate entre os postulantes ao cargo de prefeito em São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB).

“A gente tem observado em outras campanhas em outras cidades um debate descambando para agressões, uma coisa muito ruim, e eu vejo nesse debate a possibilidade de debate, discussões de ideias, de propostas, e dessa forma o eleitor conhecer melhor e fazer uma escolha […] Eu acho que pesa, sobretudo, a falta de preparo do candidato. O candidato que não tem o que dizer, que não tem propostas, ideias, compromisso real com as necessidades do eleitor, ele apela para o espetáculo midiático, o grotesco, para situações em que vai ser lembrado, quase um meme para usar hoje a linguagem de rede social”, afirmou.

Jornalista Cristina Serra será a mediadora do Debate Midiamax | (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Como assistir?

Debate Midiamax será transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela home do Jornal Midiamax, Canal 4 da Net Campo Grande – TVC Midiamax, FacebookYouTubeTikTok e Rádio Difusora Pantanal. Além da transmissão pela TVE no canal 4.1 aberto a toda a população.

Trajetória da jornalista

Nascida em Belém do Pará, Cristina Serra ingressou na Universidade Federal do Pará quando o Brasil ainda vivia em ditadura. Foi no clima intenso que a profissional entrou para sua primeira redação.

Iniciou como repórter no jornal Resistência aos 19 anos e, desde então, se dedica à profissão. Passou por estágio no Jornal do Brasil e foi freelancer para O Globo.

Após algumas eleições com cobertura pelo Jornal do Brasil, recebeu a primeira proposta da Rede Globo e só no segundo convite aceitou o ‘desafio’. Cristina já chegou a comentar que a transição para televisão não foi fácil.

Pela Globo, Cristina fez viagens internacionais e foi correspondente em Nova York. Chegou direto para o especial sobre o atentado de 11 de setembro. Em Costa Rica, a jornalista cobriu a prisão de Jorgina de Freitas, advogada e procuradora do INSS que arquitetou fraude de R$ 500 milhões.

Após a experiência internacional, retornou ao Brasil e ficou na Rede Globo até 2018. Atualmente integra as equipes de jornalismo dos portais de notícias ICL e Metrópoles.

Debate Midiamax: Relembre nomes do jornalismo que já mediaram o evento em MS

Debate Midiamax acontece nesta segunda-feira (23) com todos os candidatos à Prefeitura de Campo Grande. Na contagem regressiva para o evento, Jornal Midiamax relembra os mediadores das edições passadas.

O confronto direto é tradicional em Mato Grosso do Sul e mediado por grandes nomes do jornalismo brasileiro.

Nesse sentido, o Debate Midiamax acontece com a participação garantida de todos, que é a marca do evento, e confronto direto, com roteiro pensado para oferecer espaço igualitário e máxima liberdade aos candidatos para mostrarem como são, o que pensam e como agem.

2022 (Eleições Gerais) – André Luiz Azevedo

Debate Midiamax das eleições de 2022 foi mediado pelo jornalista André Luiz Azevedo. Ele mediou o confronto direto entre os candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul.

Azevedo foi o mediador do debate no Rio de Janeiro para a primeira eleição direta a governador no Brasil após os anos 60. Após o feito, mediou diversos debates pela Rede Globo, onde atuou até 2019.

2020 (Eleições Municipais)

No ano de 2020, o Jornal Midiamax não realizou o tradicional debate durante as eleições por segurança dos candidatos e profissionais de imprensa envolvidos. Naquele ano, o mundo inteiro passava pela pandemia da Covid.

2018 (Eleições Gerais) – Eduardo Grillo

Considerado um dos fundadores da Globo News, Eduardo Grillo foi o escolhido para mediar o Debate Midiamax em 2018. Naquelas eleições, participou do confronto direto dos candidatos a governador de Mato Grosso do Sul.

O profissional ficou por 19 anos na emissora e dividiu a apresentação de programas com diversos nomes do jornalismo, entre eles Renata Vasconcellos. Atualmente se dedica à própria empresa no ramo de imóveis.

2016 (Eleições Municipais) – Ogg Ibrahim

O jornalista Ogg Ibrahim mediou o debate entre os postulantes à Prefeitura de Campo Grande. O comunicador é natural de São Paulo, mas morou mais de 20 anos em Campo Grande.

A Capital foi a cidade em que o profissional despontou como repórter e apresentador de telejornal. Ogg retornou ao Estado para mediar o Debate Midiamax após 10 anos longe.

2014 (Eleições Gerais) – Salete Lemos

Jornalista nascida em São Paulo (SP), Salete Lemos mediou o Debate Midiamax em 2014, quando os cargos de presidente da República, governador, deputado federal e estadual estavam em jogo. Na oportunidade, participaram do confronto os candidatos a governador de Mato Grosso do Sul.

A profissional é formada pela Faculdade Cásper Líbero e atuou desde o jornalismo impresso até as televisões brasileiras. Salete foi vencedora do Prêmio Esso em duas edições, em 1984 e 1987.

Conteúdos relacionados

candidatas