Pular para o conteúdo
Política

Manifestantes questionam o fechamento da Sejuv e pedem diálogo com a Prefeitura de Campo Grande

Manifestantes se reuniram na frente da Sejuv para demonstrar a insatisfação
Schimene Weber -
Protesto ocorreu durante a tarde desta segunda-feira (09), em frente à SEJUV (Henrique Arakaki, Midiamax)

No entardecer da segunda-feira (09), um pequeno grupo de manifestantes se reuniu em frente à Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude), na rua 25 de Dezembro, em , para deixar claro o descontentamento com o fechamento da pasta que cuida da Juventude da Capital. Assim, pediram diálogo com a Prefeitura de Campo Grande.

Prometendo um protesto ainda maior na manhã de terça-feira (10), em frente à Câmara de Vereadores, os representantes de grupos da juventude campo-grandense conversaram com o Jornal Midiamax.

Carlos Justino (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Carlos Justino, , disse que trabalha em prol da juventude há muito tempo e que ficou surpreso com a notícia do fechamento da secretaria. “Há muito tempo a gente vem pautando a questão da juventude aqui em Campo Grande e a gente não pode aceitar que uma secretaria que teve um desempenho significativo com a juventude aqui de Campo Grande, fazendo um trabalho que deu exemplo para o estado de , agora se abra mão”, resumiu.

Ele ainda deixou claro que o fechamento dessa secretaria “é o fechamento dos direitos da juventude, daqueles que estão principalmente nas periferias, que não tem acesso às políticas públicas”.

Ele deixou claro que essa “briga” só está começando. “A gente não pode aceitar esse retrocesso. É um retrocesso, sabe, que a gente não esperava. Aliás, a gente não espera retrocesso nenhum de direitos. A nossa juventude precisa de uma atenção, uma atenção especial. E sem a Secretaria da Juventude, não dá para a gente continuar”, resumiu.

Manifestação não é “da esquerda ou da direita”

Neldo Peters (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Outro manifestante presente no local se identificou, à equipe de reportagem, como Neldo Peters, da Juventude Socialista do PDT (Partido Democrático Trabalhista). Questionado sobre sua atuação na tentativa de abrir um diálogo com o Poder Executivo Municipal, ele foi enfático ao dizer que não se trata de um embate, e sim uma tentativa de diálogo que não é da direita, nem da esquerda. “A gente abriu, iniciou um diálogo com a gestão, com o Executivo, entrou em contato com os secretários, com a atual Secretária de Juventude, com a prefeita Adriane, estamos conversando com vereadores”. Lembrou da manifestação na Câmara e destacou que “o objetivo não é oposição à prefeita, o objetivo é a oposição à extinção da secretaria”, explicou ao Jornal Midiamax.

“Queremos resposta e precisamos entender”

Pedro Orbieta (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Pedro Orbieta, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Juventude, disse que essa é uma situação que já ocorreu no passado. “Uma vez a Sejuv foi secretaria e voltaram atrás. Houve um retrocesso enquanto políticas públicas para a Juventude. E, graças a Deus, a Secretaria hoje já desenvolve um excelente trabalho, que é destaque dentro do nosso estado, sendo a única aqui no Mato Grosso do Sul, e também sendo um destaque nacional. Hoje, somente no ano de 2024, a Sejuv atendeu mais de 40 mil cidadãos, de jovens e adultos. Foram feitos mais de 380 cursos. Aí eu faço uma pergunta: se o time está ganhando, por que vai mexer? Não tem lógica!”, exclamou.

E finalizou. “Nós queremos conversar. O conselho é de diálogo, é para isso que ele existe. Nós queremos conversar com a prefeita e entender esse projeto e mostrar para ela o porquê que nós somos contra”, disse.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax acionou a prefeitura de Campo Grande. Até o fechamento da reportagem, não houve um retorno. O espaço segue aberto para manifestações da administração pública.

Manifestantes levaram faixas para a frente da Sejuv (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Em protesto ainda tímido, manifestantes seguraram faixas contra o fechamento da Sejuv (Henrique Arakaki, Midiamax)


Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comerciante é preso por receptação na Vila Margarida durante operação

Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex

Andressa Urach diz que será candidata a deputada federal e pede sugestões de partidos

Bolão e aposta simples em MS acertam quina da Mega e faturam mais de R$ 200 mil

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Flamengo joga mal, mas derrota Deportivo Táchira na estreia da Copa Libertadores

Últimas Notícias

Polícia

Motorista é preso fazendo transporte clandestino na rodoviária de Campo Grande

Investigadores surpreenderam o homem cooptando passageiros

Brasil

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento

Polícia

Motorista apresenta nervosismo e PRF encontra 161 Kg de cocaína em caminhonete

Encontrado em um compartimento oculto na carroceria da caminhonete

Brasil

Fies: faculdades privadas podem oferecer vagas remanescentes até dia 7

O objetivo é facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda