Pular para o conteúdo
Política

Jorge do PCO é declarado inapto pelo TRE-MS e está fora da disputa pela Prefeitura de Campo Grande

Com decisão, o candidato não participa do Debate Midiamax, que acontece nesta segunda-feira
Gabriel Maymone, Dândara Genelhú -
jorge
Jorge Batista (Reprodução)

O candidato à prefeitura de do PCO (Partido da Causa Operária), Jorge Batista, foi considerado inapto pelo Justiça Eleitoral. Isso significa que ele está fora da disputa este ano. Com isso, também não participará do Debate Midiamax, que acontece na noite desta segunda-feira (23).

Conforme informações oficiais que constam na plataforma DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Jorge Batista teve registro de candidatura indeferido e é considerado inapto.

O problema da chapa ocorreu com a candidatura do vice do PCO, Thiago Assad, que teve candidatura indeferida. Ele recorreu, mas o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) manteve o indeferimento.

Então, o processo de registro de candidatura ficou transitado em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. Com isso, a chapa do PCO está fora.

O nome de Jorge Batista continuará aparecendo na urna, já que o envio das candidaturas para inserção nos equipamentos foi feito no último dia 17.

No entanto, conforme a Justiça Eleitoral, os votos do candidato do PCO serão considerados nulos.

“Venho alertando o partido, alertando e o partido não vem tomando providências. O cara é inelegível, o vice lá não prestou contas, teimando e teimando”, disse Jorge ao Jornal Midiamax nesta segunda-feira (23).

Segundo o candidato inapto, havia uma substituta para Thiago. “Não substituíram o cara e aí recorremos. Já era para ser substituído, já tinha o nome de uma mulher, estava tudo certo, mas depende da nacional e a nacional não substituiu”, apontou.

Enquanto Thiago disse que a campanha seguirá. “Encaminhamos o caso para o nosso jurídico, estamos aguardando um posicionamento, mas enquanto isso, a campanha continua”.

A reportagem tem como base decisão oficial da Justiça Eleitoral.

Vice do PCO não apresentou quitação eleitoral

O motivo do indeferimento da chapa do PCO se dá por conta do vice, Thiago Assad, que teve candidatura indeferida por falta de quitação eleitoral.

Thiago apresentou recurso eleitoral sobre o pedido de impugnação de candidatura em 8 de setembro. O candidato afirmou que as irregularidades apontadas pelo MPE dizem respeito a contas de campanha dos anos 2020 e 2022.

Porém, o colegiado de 2º grau manteve o indeferimento e, no dia 21 de setembro, acabou o prazo e o processo é considerado em situação de trânsito em julgado.

O MPE (Ministério Público Eleitoral) defendeu que Thiago não conseguiria se regularizar com a Justiça Eleitoral. “. A restauração da quitação eleitoral de candidato ao cargo somente ocorrerá após o transcurso do prazo de quatro anos, finda a respectiva legislatura”, apontou.

Para o Ministério, Thiago “não atende todos os requisitos constitucionais e legais para ser candidato”. Além disso, destacou que foi “acertada a sentença do magistrado de piso que indeferiu o registro de candidatura do recorrente e, via de consequência, da chapa majoritária”.

É HOJE: Debate Midiamax acontece às 20h com os candidatos à Prefeitura de Campo Grande

Debate Midiamax acontece nesta segunda-feira (23) com todos os candidatos à Prefeitura de Campo Grande. O confronto começa às 20h na sede do Crea-MS e será transmitido nas redes sociais oficiais do Jornal Midiamax. Além de transmissão em canal aberto pela TVE.

A presença de todos os candidatos foi confirmada, reforçando o formato único do jornal, para que seja o mais democrático, independente da cláusula de barreira e representatividade parlamentar. Assim, o jornal garante oportunidade para que os sete postulantes possam participar e apresentem as considerações e ideias da campanha.

Assim, é aguardada a presença de Rose Modesto (União ), Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT), Beto Figueiró (Novo), Luso de Queiroz (Psol), Ubirajara Martins (DC) e Beto Pereira (PSDB).

Debate Midiamax será transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela home do Jornal Midiamax, Canal 4 da Net Campo Grande – TVC Midiamax, FacebookYouTubeTikTok e Rádio Difusora Pantanal. Além da transmissão pela TVE no canal 4.1 aberto a toda a população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Associação emite nota de repúdio após conselheira tutelar ser agredida com golpes de foice em MS

Denzel Washington discute com fotógrafo no tapete vermelho de Cannes

MS poderá ter mais de mil novos imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida

Mulher é arrastada e trancada no banheiro de casa durante roubo em Naviraí

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Ex-chefe da Aeronáutica reafirma apoio da Marinha em trama golpista

Últimas Notícias

Esportes

Endrick sofre lesão, fica fora de convocação de Ancelotti e deve perder Mundial de Clubes

Endrick foi diagnosticado com uma lesão no tendão da perna direita

Cotidiano

Município manda Consórcio Guaicurus tirar 98 ônibus velhos das ruas em um mês

Empresários do ônibus terão que pagar multa de 5% sobre a receita diária

Brasil

Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026

O ex-presidente também afirma que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), buscará a reeleição

Transparência

Justiça afasta servidores aprovados em concurso investigado por fraude em MS

Investigação está no contexto da Operação Sommelier, deflagrada pelo Gecoc e Gaeco.