O chefe da Casa Civil de Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha, confirmou nesta segunda-feira (29) que as previsões para as obras da UFN3 em Três Lagoas ainda devem demorar. Isso, porque o levantamento dos preços para abertura de licitação leva algum tempo para ser finalizado.

Em agenda com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o secretário afirmou que será contratada uma empresa de consultoria para fazer o levantamento da UFN3. Assim, no primeiro semestre deve haver um número de gastos exatos para abertura de licitação para a obra.

Porém, só no segundo semestre deve ser feito um levantamento oficial da retomada das obras. A previsão inicial apontada em 2023 era de que as obras seriam concluídas em um prazo de dois anos após retomadas.

Petrobras anunciou a retomada da construção

A informou a retomada da construção da fábrica de fertilizantes UFN3, localizada em , para 2024. A expectativa é de que a conclusão da obra ocorra em um prazo de até dois anos.

A obra foi listada como em estudo pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e gerou dúvidas sobre se estaria nos planos da empresa para continuação.

No entanto, com articulação do coordenador da bancada federal e Mato Grosso do Sul, deputado federal (PT), e da ministra do Planejamento e Orçamento, , a obra entrou nos planos da empresa para ser concluída e entregue pelo governo Lula até o final do seu mandato.

A UFN3, quando concluída, terá um papel fundamental na redução da dependência brasileira em 15% dos nitrogenados, contribuindo para a autonomia nacional no setor de fertilizantes.

No entanto, segundo a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), há desafios a serem superados, como a necessidade de equacionar o fornecimento de gás nos próximos dois anos para atender à demanda estimada em 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Com 81% da obra realizada, a construção foi paralisada no final de 2014. A fábrica de fertilizantes foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

UFN3

A UFN3 e o contorno rodoviário de Três Lagoas são duas importantes obras anunciadas pelo PAC na cidade de origem da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). A expectativa era que a unidade produzisse 3,6 mil toneladas de ureia e 2,2 mil toneladas de amônia por dia.

A construção da UFN3, em Três Lagoas, teve início em 2011 e a obra foi paralisada em dezembro de 2014, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela obra. A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.

Em 2022, o grupo russo Acron manifestou interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas restaram fracassadas no final de abril porque o plano de negócios proposto pelo potencial comprador queria rebaixar a fábrica para uma indústria misturadora de fertilizantes, condição que não teve aprovação do Governo do Estado.

*Foto: Chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha (Alicce Rodrigues, Midiamax)