Geraldo Resende diz que Trump pode aumentar tarifas do agronegócio de MS para os EUA
O deputado federal diz que Trump deve adotar governo protecionista para resguardar economia norte-americana
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deputado federal de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende (PSDB) disse que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos poderá aumentar tarifas do agronegócio em Mato Grosso do Sul para o país norte-americano. O republicano derrotou Kamala Harris e volta ao cargo após quatro anos.
Para o parlamentar da bancada federal de MS, Trump fez série de promessas na campanha e terá desafios pela frente no que diz respeito à política externa, como a crise entre Israel e Irã, a guerra na Ucrânia e as relações com a Rússia.
Resende pontua que o presidente deverá ter característica bastante protecionista em resguardar a economia dos EUA e isso poderá dificultar o comércio com o Brasil.
“Ainda é cedo para avaliar, mas o Mato Grosso do Sul, um dos grandes motores da economia brasileira, pode vir a sofrer algum impacto sobre esse tipo de política econômica, como aumento de tarifas sobre importações oriundas da agropecuária do nosso estado”, disse.
Trump é eleito presidente nos EUA
O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, retornará à Casa Branca após quatro anos. Presidente dos Estados Unidos entre 2017 a 2021, agora, retorna para comandar o país norte-americano. Trump é considerado o vencedor das eleições, conforme a projeção da Associated Press, após ultrapassar marca de 270 delegados, marca inalcançável pela adversária Kamala Harris.
Conforme divulgado pelo g1, a vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 (Brasília) desta quarta-feira após o republicano vencer no estado de Wisconsin. A vitória repercutiu no mundo e autoridades e lideranças já o parabenizaram.
Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.
Durante a madrugada, antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, Trump fez um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que o seu slogan será “promessas feitas serão cumpridas” e pregou a união entre todos os americanos.
A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais. Macron, Netanyahu, Milei e Giorgia Meloni cumprimentaram o norte-americano.
Notícias mais lidas agora
- Mulher é presa por jogar soda cáustica no marido depois de discussão por dinheiro em MS
- Perseguição, ameaças: Simone, morta com tiro na cabeça, relatou medo de ex-marido antes do crime
- VÍDEO: Dupla dispara mais de 10 vezes contra carro de taxista em atentado em Chapadão do Sul
- Dupla invade casa e tenta matar morador na frente da filha de 6 anos em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar dispara com vitória de Trump e deixa casas de câmbio de MS em alerta
Preço mais caro da moeda afasta quem precisa comprar dólar
Confira a lista: quadrilha de furto de fios deixa 20 bairros sem internet em Campo Grande
Pelo menos 30 mil clientes foram afetados; previsão de restauração é até as 18h
Meteorologia emite alerta para temporais em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira
Frente fria trás chuva para todo o Estado
Tronco quebra em incêndio e árvore interdita rua no bairro Amambaí
Morador diz que o trânsito está travado na região
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.