Geraldo Resende diz que Trump pode aumentar tarifas do agronegócio de MS para os EUA
O deputado federal diz que Trump deve adotar governo protecionista para resguardar economia norte-americana
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deputado federal de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende (PSDB) disse que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos poderá aumentar tarifas do agronegócio em Mato Grosso do Sul para o país norte-americano. O republicano derrotou Kamala Harris e volta ao cargo após quatro anos.
Para o parlamentar da bancada federal de MS, Trump fez série de promessas na campanha e terá desafios pela frente no que diz respeito à política externa, como a crise entre Israel e Irã, a guerra na Ucrânia e as relações com a Rússia.
Resende pontua que o presidente deverá ter característica bastante protecionista em resguardar a economia dos EUA e isso poderá dificultar o comércio com o Brasil.
“Ainda é cedo para avaliar, mas o Mato Grosso do Sul, um dos grandes motores da economia brasileira, pode vir a sofrer algum impacto sobre esse tipo de política econômica, como aumento de tarifas sobre importações oriundas da agropecuária do nosso estado”, disse.
Trump é eleito presidente nos EUA
O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, retornará à Casa Branca após quatro anos. Presidente dos Estados Unidos entre 2017 a 2021, agora, retorna para comandar o país norte-americano. Trump é considerado o vencedor das eleições, conforme a projeção da Associated Press, após ultrapassar marca de 270 delegados, marca inalcançável pela adversária Kamala Harris.
Conforme divulgado pelo g1, a vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 (Brasília) desta quarta-feira após o republicano vencer no estado de Wisconsin. A vitória repercutiu no mundo e autoridades e lideranças já o parabenizaram.
Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.
Durante a madrugada, antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, Trump fez um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que o seu slogan será “promessas feitas serão cumpridas” e pregou a união entre todos os americanos.
A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais. Macron, Netanyahu, Milei e Giorgia Meloni cumprimentaram o norte-americano.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Feira Indígena de Aquidauana é alvo de criminosos, que causaram diversos prejuízos
Ainda não se sabe ao certo a quantidade de itens roubados do local
Estudante perde vestibular da UEMS por falha na gratuidade do transporte público em Campo Grande
Gratuidade foi determinada por lei municipal sancionada em 2023 com o objetivo de reduzir barreiras a estudantes
Ônibus capota em ribanceira no interior de Alagoas, deixando mortos e cerca de 20 feridos
Ônibus seguia em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontece o projeto “Pôr do Sol na Serra”
Homem limpava terreno quando encontrou cadáver no Jardim Columbia
O corpo do homem foi encontrado na tarde deste domingo (24)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.