Ex-secretária em Ladário que concorreu para para vereadora é afastada por assédio eleitoral
Pedido de afastamento do atual prefeito do município foi indeferido
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Justiça determinou o afastamento da ex-secretária de Assistência Social, Graciele Zório Franco, do cargo de comissão de Superintendente de Assistência Social de Ladário por supostas práticas eleitorais ilícitas e retaliações contra servidores comissionados.
Na petição inicial, o Promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte narra que, após o depoimento de diversas testemunhas e a análise de documentos administrativos e mensagens de WhatsApp, constatou-se que Graciele, então secretária municipal de Assistência Social, bem como o prefeito, Iranil de Lima Soares (PP), teriam utilizado a estrutura administrativa da pasta para fins eleitorais.
Eles teriam coagido servidores comissionados e em funções gratificadas a participar de atos de campanha em favor de Graciele, então candidata a vereadora, e Luciano Cavalcante Jara, candidato a reeleição.
A decisão judicial, proferida em caráter liminar, atende a pedido da 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, e tem efeito imediato. Na mesma ação, o MPMS havia requerido, ainda, o afastamento do atual prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares.
Justiça negou pedido de afastamento do prefeito
O MPMS pediu, entre outras medidas, o afastamento imediato de Graciele e Iranil dos cargos públicos municipais, além da condenação ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 1 milhão, a serem revertidos ao Conselho de Segurança de Corumbá e Ladário (CONSECOL), destinados à repressão e combate a corrupção na região.
A juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo deferiu o afastamento cautelar de Graciele do cargo em comissão, proibindo-a de ingressar em qualquer dependência do Poder Executivo Municipal, de manter contato com servidores envolvidos no processo e de acessar sistemas internos, processos e atos da Administração Pública Municipal.
Entretanto, foi indeferido o pedido do MPMS de afastamento do prefeito. Todavia, a magistrada determinou que ele se abstenha de qualquer contato com testemunhas e servidores relacionados ao caso, sob pena de responsabilização por eventual tentativa de obstrução da instrução processual.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Mavi descobre que Mércia está com pendrive verdadeiro: Resumo de Mania de Você, capítulo do dia 04/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (4)
Chico tenta convencer Cacá a reconquistar Jão: Resumo de Volta por Cima, capítulo do dia 04/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (4)
Basílio confessa a Beto que armou para ele: Resumo de Garota do Momento, capítulo do dia 04/12/2024
Confira resumo do capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (4)
Cristina leva Serena para cativeiro: Resumo Alma Gêmea, capítulo do dia 04/12/2024, última semana
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (4)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.