Pular para o conteúdo
Política

Ex-prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, e PMs suspeitos de executar ex-vereador são alvos do Gaeco

Douglas Figueiredo se envolveu em discussão que acabou na morte de Dinho Vital, que seria candidato nas eleições de 2024
Aliny Mary Dias -
À esquerda, Douglas Figueiredo em festa e à direita Dinho Vital durante discussão (Foto: Reprodução)

Ex-prefeito de , Douglas Figueiredo, do PSDB, e dois policiais militares são alvos de busca e apreensão do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) na manhã desta sexta-feira (17). Os três são alvos de busca e apreensão após morte de ex-vereador da cidade, Wander da Silva Vital, o Dinho Vital (PP), em suposta execução.

Além de Douglas, são alvos o sargento da PM Valdeci Alexandre da Silva Ricardo e o cabo da PM Bruno César Malheiros dos Santos, ambos afastados da Polícia Militar nesta quinta-feira (16) por suspeita de participação na morte de Dinho Vital.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 1ª Vara da Justiça de Anastácio e assinado pelo juiz Luciano Pedro Beladelli, no fim da tarde desta quinta-feira (16). As buscas foram solicitadas pelo MPMS (Ministério Público Estadual) e equipes do Gaeco foram até a casa de Douglas Figueiredo e dos dois PMs nesta manhã.

O documento detalha que o objetivo das buscas é “coletar provas relativas à prática de homicídio qualificado, por meio de apreensão de vestígios físicos ou digitais localizados […] quando houver suspeita que contenham material probatório relevante para as investigações”.

Ainda não há informações se os três mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Douglas Figueiredo discutiu com ex-vereador antes de execução

Dinho Vital seria candidato nas eleições de 2024 (Foto: Reprodução, Facebook)

Recém-chegado ao PSDB em março deste ano, Douglas voltou aos holofotes na semana passada depois de se envolver em uma discussão com Wander da Silva Vital, o Dinho Vital, ex-vereador da cidade e atualmente filiado ao PP. Depois da confusão em uma festa de comemoração aos 59 anos de Anastácio, Dinho acabou morto por policiais militares em um suposto confronto.

Inicialmente, o caso foi registrado pela Polícia Militar como morte decorrente de confronto policial, mas conflito de versões levantou suspeita de execução.

A assessoria de imprensa de Douglas Figueiredo confirmou ao Jornal Midiamax que ele foi alvo de busca e apreensão.

A Polícia Militar ainda não se manifestou sobre as buscas contra os PMs, que foram afastados da corporação nesta quinta-feira.

Advogado dos dois policiais alvos das buscas, Lucas Arguelho Rocha disse ao Jornal Midiamax que ainda não tomou conhecimento das buscas contra os clientes.

Policiais eram seguranças de ex-prefeito, dizem testemunhas

Relatos de testemunhas que participaram da festa em comemoração aos 59 anos da cidade são de que o sargento Valdeci Alexandre da Silva Ricardo e o cabo Bruno Cesar Malheiros dos Santos acompanhavam, armados, o ex-prefeito Douglas Figueiredo desde a hora que ele chegou até o momento que deixou o local.

“Tempo todo estava com os seguranças dele, onde ia levava esses dois”, relatou um político ouvido pelo Jornal Midiamax, que estava no evento e preferiu não se identificar, por medo.

Boletim de ocorrência do caso foi registrado como ‘homicídio decorrente de oposição a intervenção policial’, ou seja, confronto com a polícia. Porém, a Corregedoria da PM abriu procedimento para apurar o envolvimento dos dois PMs envolvidos.

Valdeci (esquerda) e Bruno seriam capangas do ex-prefeito Douglas Figueiredo; defesa nega (Montagem, reprodução)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grupo que aplicava golpe ‘do novo número’ é alvo de ação em Mato Grosso do Sul

sérgio reis ana castela

VÍDEO: Sérgio Reis faz Ana Castela chorar com atitude em gravação de DVD

Relatório da CPI do Consórcio: empresas inflariam despesas para esconder lucro

Brasil inicia ação para usar Lei de Reciprocidade contra os EUA

Notícias mais lidas agora

PCC tinha 7 distribuidoras em MS com administrador irmão de chefe da organização

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

acidente

Acidente entre três carros trava faixa em cruzamento da Rua Bahia

Últimas Notícias

Cotidiano

Prepare o tereré e o protetor solar: agosto fecha com tempo seco e máxima de 38°C em MS

Tempo seco também assola Estado, com índices entre 10 e 30% na umidade do ar. A combinação favorece a incidência de incêndios e riscos à saúde

Polícia

Omissão do Conselho Tutelar é investigada após morte de menina em Campo Grande

Conselho acompanhava família de Emanuelly desde 2020, segundo o MPMS

Esportes

Atlético-MG anuncia saída de Cuca após maus resultados e revés para Cruzeiro na Copa do Brasil

Treinador obteve um aproveitamento de 56% à frente da equipe nos 47 jogos que dirigiu

Política

Adriane Lopes assina convênio para revitalização do Horto Florestal na próxima semana

Documento de parceria garante a revitalização e reabertura do Horto ainda no segundo semestre de 2025