Em Campo Grande, ministros destacam desafios e uso de tecnologia nos Tribunais Superiores

Ministros participam de evento do Conselho Nacional de Justiça

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
ministros
Ministros em evento do CNJ em Campo Grande. (Helder Carvalho, Midiamax)

Nesta terça-feira (3), ministros dos Tribunais Superiores fizeram panorama dos trabalhos e destacaram desafios enfrentados nos últimos anos. A palestra faz parte da programação do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em Campo Grande.

Para o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Herman Benjamin, comentou sobre algumas especificidades dos processos que chegam até o Superior. Entre elas, os repetitivos — que é o julgamento em conjunto de processos que tratam da mesma questão de direito.

Conforme o presidente do STJ, de 2008 a 2024, o Superior julgou 1.003 repetitivos. “Essa é uma função verdadeiramente superior. Recebemos, ou melhor, acertamos 1.296 repetitivos em tramitação”. Pontuou ainda que “é muito complexa a tramitação” deste mecanismo jurídico.

Já o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, destacou o uso de tecnologia para dar andamento aos processos. “. No Supremo, nós conseguimos diminuir de maneira muito expressiva o acervo pelo uso da intervenção geral bem regulamentada e pela ampliação do uso do plenário virtual”, afirmou.

Assim, disse que atualmente o Supremo tem o menor volume de processos da história. O panorama também contou com a participação do presidente do STM (Supremo Tribunal Militar), Joseli Parente Camelo, e do presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Aloysio Corrêa da Veiga. O vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin também esteve presente.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

soraya discussão
portal
barroso desembargadores