Eleitores indígenas de recebem ação da Justiça Eleitoral nos próximos dias. O (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza a ação por meio da 43ª Zona Eleitoral.

A atividade faz parte do projeto JEF (Juizado Especial Federal) Itinerante , organizado pela Justiça Federal da 3ª Região. Os atendimentos serão realizados até dia 9 de fevereiro nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho.

Assim, as comunidades poderão receber orientação sobre benefícios previdenciários, concessão de aposentadorias, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial e pensão por morte. Também serão ofertados serviços como: expedição de certidões de nascimento, casamento e óbito, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), título de eleitor e carteira de identidade e cobrança.

Além disso, a Carreta Odontológica e a Carreta do de Amor oferecerão exames gratuitos. A ação acontece na Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaguapiru. Interessados precisam levar documentos pessoais.

Vale lembrar que Dourados é o segundo município que recebe a ação em MS. Aldeias de foram atendidas em setembro de 2023.