Deputados federais do , Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende marcam presença nesta sexta- (12), em , para acompanhar a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na planta frigorífica da JBS.

A agenda marca o início da de carne do local para a China. Para Resende, é um marco para a exportação em Mato Grosso do Sul. “Nossa planta foi uma das selecionadas. E isso abre um baita mercado, que é o maior do mundo, a China. Mostra que o presidente sabe tratar bem nossos parceiros comerciais, ao contrário do governo anterior, que tratava muito mal”, analisa.

Dagoberto chegou ao evento, mas não quis falar com a imprensa.

Agenda de Lula

Lula cumpre agenda em Campo Grande, no frigorífico JBS, às 10 horas. Informação do Planalto é de que nesta sexta-feira ocorre o primeiro embarque de carne para a China após frigoríficos serem habilitados para exportação.

Além da JBS da Capital, outros frigoríficos também foram habilitados para levar carne ao país asiático. A planta é uma das 38 habilitadas pela China para a exportação, em 12 de março. Ao todo, são 24 de processamento de bovinos, 8 de frangos, além de um de termoprocessamento e 5 entrepostos.

Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos. O presidente e comitiva desembarcaram por volta das 9h30 na Base Aérea de Campo Grande.