O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) apresentou Projeto de Lei de nº 165/2024 que dispõe sobre a prorrogação de pagamento de financiamentos relacionados à atividade rural em virtude da estiagem e da variação abrupta de preços.

“A prorrogação temporária do pagamento de financiamentos rurais é uma resposta direta às dificuldades financeiras que surgem quando as condições climáticas adversas comprometem a produção e quando as flutuações bruscas nos preços afetam a rentabilidade das atividades agrícolas”, diz na proposta.

Outra justificativa para a apresentação da matéria é sobre a estiagem que tem prejudicado a safra. “A projeção da para essa safra, super safra não é verdadeira. Nós vamos ter uma queda drástica na safra de soja, de grãos no Brasil”, reforçou Nogueira.

O de Lei permite que produtores prorroguem o pagamento de financiamentos devido à estiagem e à variação de preços das commodities. “O produtor plantou a R$ 130,00 o preço da saca de soja, hoje o valor está quase R$ 90,00, quase 30% a menos. Isso será um duro golpe na economia do Brasil, um duro golpe para o comércio, para a agroindústria e principalmente para o povo brasileiro, pois o alimento vai ficar mais caro na mesa do brasileiro”, finalizou.

A proposta segue tramitando no em Brasília.