A deputada federal Amália Barros (PL) morreu, aos 39 anos, segundo comunicado na conta pessoal do X (antigo Twitter), na madrugada deste domingo (12). A parlamentar de Mato Grosso estava internada desde 1º de maio devido a um nódulo no pâncreas.
Ela era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados. Amália também era aliada da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
Nascida em Mogi Mirim (SP) e formada em jornalismo, foi eleita como deputada federal em 2022 com 70.294 votos por Mato Grosso.
Além do trabalho como deputada, Amália realizava trabalho social com o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Ela perdeu a visão do olho esquerdo, aos 20 anos, devido a toxoplasmose. Em 2016, precisou remover o olho e passou a usar uma prótese ocular.
Com muito pesar comunicamos o falecimento da deputada federal Amália Barros (PL).
— Amália Barros (@amaliabarros) May 12, 2024
Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália… pic.twitter.com/1zpSPfrTF9
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.