VÍDEO: Com 21 mil jovens entre 16 e 17 anos nas eleições de 2024, simulador ensina como votar

Mato Grosso do Sul possui 9.576 jovens a mais aptos a votar do que em 2020

Karine Alencar – 30/08/2024 – 07:47

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Simulador de voto (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Em Mato Grosso do Sul, o número de eleitores entre 16 e 17 anos praticamente dobrou em 2024, se comparado às eleições municipais de 2020. Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que a diferença é de 9.576 jovens a mais nas urnas neste ano.

Em 2020, o número de adolescentes aptos para ir às urnas era de 12.214 em todo o Estado, sendo 2.444 jovens de 16 anos e 9.970 de 17 anos. Já em 2024, o número chegou a 21.790, sendo 8.457 adolescentes de 16 anos cadastrados e 13.333 de 17 anos.

Rhian Moraes, de 17 anos, é um dos jovens que fez o cadastro na Justiça e Eleitoral para participar da escolha de bons representantes que devem ocupar cargos importantes nos próximos quatro anos. Ele conta que, apesar da empolgação, ainda não sabe como vai votar.

“Eu fiz o meu cadastro para votar por vontade minha mesmo, porque querendo ou não, já tenho idade. Acho que é muito importante escolher o candidato, mas ainda não defini o meu, estou avaliando e também não sei como votar, mas vou ver”, revelou.

Simulador de urna

Quem vai estrear nas urnas este ano já pode treinar simulador de votos da Justiça Eleitoral, que ensina jovens a como proceder no momento da votação para primeiro e segundo turno. Assim, os adolescentes que nunca votaram, ou não lembram como fazem para escolher o candidato, podem se familiarizar com o equipamento e tirar de letra, como definir o candidato certo.

Passo a passo

Além de ensinar de forma didático, a ferramenta de votação pode ser acessado por qualquer pessoa que esteja conectada à internet, basta clicar aqui. A página eletrônica explica em áudio, texto e Libras as possibilidades de acesso para auxiliar a todas as pessoas na hora da votação.

Ao acessar a página, outra guia irá abrir com a imagem da urna eletrônica e uma espécie de cartela com nomes fictícios de candidatos, bem como as orientações sobre como votar.

A pessoa irá votar, primeiramente, para vereadora ou vereador e, em seguida, para prefeita ou prefeito. Ou seja: o primeiro número a ser digitado é o do cargo de vereador e, em seguida, o número correspondente ao cargo de prefeito.

São cinco os dígitos do número de vereador. Os dois primeiros correspondem ao número do partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Assim, se a pessoa quiser votar apenas na legenda, após informar o número do partido, basta apertar o botão “CONFIRMA”.

O número de prefeito é formado por dois dígitos. Quando for votar, confira a foto e o nome do candidato e do vice, o número e a sigla da legenda. Se errar ao digitar o número na urna, clique em “CORRIGE” e reinicie o voto.

Caso as informações conferidas estejam todas corretas, clique no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna eletrônica, a palavra “FIM”. Veja vídeo:

Eleições municipais

As eleições municipais serão realizadas no dia 6 de outubro, quando os brasileiros deverão escolher prefeitos, vices e vereadores. Caso haja segundo turno, o pleito será no dia 27 de outubro, mas somente em cidades com 200 mil habitantes ou mais, e na qual nenhum candidato tenha conseguido maioria absoluta dos votos.

Conteúdos relacionados

vereador tiago vargas