Pular para o conteúdo
Política

Cognome Estado do Pantanal e Prêmio Lídia Baís para a Cultura são aprovados na CCJR da Assembleia

Projeto defende que cognome Pantanal impulsiona o turismo e contribui para o desenvolvimento econômico do Estado
Evelin Cáceres, Mariane Chianezi -
(Luciana Nassar, Alems)

Reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (13) deu parecer favorável à tramitação do projeto de Lei 160/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que institui a identificação visual do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e o logotipo dos órgãos do Poder Executivo Estadual com o cognome Estado do Pantanal.

A matéria, relatada pelo deputado Caravina (PSDB), justifica que a proposta é que o cognome Pantanal promove o nome do nosso Estado, impulsiona o turismo e contribui para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. 

Também relatado por Caravina (PSDB), o Projeto de Lei 33/2024, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade dos membros da CCJR, e segue para votação em plenário. A matéria altera a redação de dispositivos da Lei 1.152, de 21 de junho de 1991, que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências; tramitará regularmente na Assembleia Legislativa. 

O deputado Pedrossian Neto (PSD) fez a devolução do Projeto de Lei 352/2023, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que dispõe sobre a divulgação do Serviço de Denúncia de Violação dos direitos Humanos (Disque 100) e dos números de plantões dos Conselhos Tutelares, e dá outras providências. A matéria foi considerada constitucional, com a incorporação da emenda substitutiva integral 001.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da CCJR, relatou duas propostas. O Projeto de Resolução 16/2023, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que cria a Comenda Lídia Baís em reconhecimento à produção artística de autoria feminina no estado de Mato Grosso do Sul e estabelece o Concurso Anual de Arte Feminina Sul-mato-grossense. A matéria foi considerada constitucional.

O outro projeto relatado pela presidente do grupo de trabalho foi o Projeto de Lei 15/2024, de autoria do Poder Judiciário, que altera a Lei 3.310, de 14 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como a Lei 3.687, de 9 de junho de 2009, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário.

Entre as alterações contidas na justificativa do anteprojeto enviado pelo Poder Judiciário está a valorização dos servidores, ampliando o rol de quem é apto a perceber o adicional de atividade específica, resultando em incentivo a quem atua com sonorização do plenário do poder, por exemplo. Também há outras alterações previstas na matéria. Saiba mais sobre a matéria, clicando aqui.

O deputado Junior Mochi (MDB), vice-presidente do grupo de trabalho, relatou o Projeto de Resolução 103/2023, que altera e acrescenta dispositivos ao Anexo da Resolução 65, de 17 de dezembro de 2008 – Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul – RIAL. O projeto recebeu parecer favorável com incorporação da emenda modificativa 001, que tem o objetivo de ampliar a ementa da proposta. Conheça aqui o teor da matéria, na íntegra.

O deputado Antonio Vaz (Republicanos) fez a devolução de duas matérias. O Projeto de Lei 32/2024, que revoga a Lei 3.099, de 5 de novembro de 2005, que declara de Utilidade Pública Estadual a União do Pessoal Inativo da Marinha do Brasil, no Estado de Mato Grosso do Sul. E o Projeto de Decreto Legislativo 001/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro, que declara a Linguiça de como patrimônio imaterial e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. Ambas foram considerados constitucionais e tramitarão regularmente na Alems. Durante a reunião da CCJR, outras 14 matérias foram distribuídas entre os integrantes da comissão. 

(Com assessoria).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Lotofácil da independência

‘Pé-quente’ de MS joga no concurso da Lotofácil e ganha meio milhão de reais

Marido ameaça matar esposa à facadas após mulher negar ter relações sexuais

camaro

Piloto da Fórmula Truck e assessor parlamentar morrem em acidente em Curitiba

Processe seletivo (Ilustrativa)

Processo seletivo com 70 vagas para professores em Sonora abre nesta segunda-feira 

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

carro

Carro é localizado e bombeiros buscam por possíveis corpos no Rio Paraguai

Últimas Notícias

Esportes

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

Italiano encerrou o jejum de cinco partidas diante do principal rival

Cotidiano

Toni já está em casa; cãozinho passou quase 24h desaparecido em Campo Grande

Ele sumiu neste sábado no Bairro Marcos Roberto e foi localizado no Parque Novos Estados

Esportes

Brasil derrota Japão e mostra força na Liga das Nações de Vôlei

Seleção brasileira encerra fase classificatória na segunda posição

Famosos

Preta Gil compartilha visita de Regina Casé: ‘Reenergizada’

A cantora está passando por um tratamento contra câncer nos Estados Unidos e recebeu visita da apresentadora