As chefias de mais três pastas devem ser trocadas no começo do mês de abril. Com partidos já definidos, os secretários deixam os cargos no Executivo quase no prazo final da janela partidária, que termina no 5 do próximo mês.

No total, a prefeitura de Campo Grande tem mudanças em cinco pastas, mas duas delas já tiveram trocas na chefia. Nos próximos dias, haverá modificações na Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude) e Suac (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários).

A cada ano eleitoral ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. O período começou dia 7 de março e continua até 5 de abril.

Adelaido Vila, da Sidagro, Maicon Nogueira, da Sejuv, e o subsecretário Chiquinho Telles, da Suasc, deixam as cadeiras nas pastas para concorrer a uma vaga na Câmara. Conforme Telles, a exoneração pode ser publicada dia 1º de abril.

Adelaido confirma concorrer pelo Avante. Maicon e Chiquinho disputam uma vaga na Casa de Leis pelo mesmo partido da prefeita de Campo Grande, O PP.

Secretários já exonerados

O primeiro a ser exonerado foi Sandro Benites. Ele estava à frente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas até então o também vereador licenciado deixou a pasta e retornou para a Casa de Leis com a intenção de concorrer às eleições no último mês de fevereiro.

Outro secretário e vereador licenciado que deixou o cargo de chefia na prefeitura foi o João Rocha. Ele estava à frente da secretaria de governo da prefeitura, mas foi exonerado para voltar para a Câmara no começo deste mês de março.