A Câmara de Corumbá realizou audiência pública sobre o IFA (Incentivo Financeiro Adicional) dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e dos ACE (Agentes de Combate a Endemias). A Casa de Leis elabora um projeto de lei para repassar o incentivo aos profissionais de forma anual e individualizada.

Conforme a Câmara, o valor seria calculado conforme o número de meses trabalhados no ano de referência e pago em dezembro. A audiência aconteceu na Casa de Leis, no plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães.

Agentes comunitários e de combate a endemias também participaram da audiência. O encontro contou com a presença do vereador Chicão Vianna (PSD), Raquel Bryk (PP) e Allex Dellas (Republicanos).

O incentivo financeiro é um abono equivalente a dois salários-mínimos, o valor é repassado aos municípios pelo Governo Federal. Na audiência, os profissionais pediram a criação de uma legislação para regulamentar o incentivo.

Assim, sugeriram que o abono seja pago junto ao 13º salário e citaram Ladário como exemplo de município que já aprovou a lei.