Após lideranças indígenas se reunirem nesta quarta-feira (26) e relatarem insatisfação com o atual comando da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet (PT), disse que atual gestão deverá seguir no comando.

Em nota, o coordenador da bancada federal de MS disse apoiar Elvisclei Polidoro, o Elvis Terena, e que depois de diálogos, lideranças decidiram não seguir com a ideia de substituição do gestor. Chefe de gabinete do congressista o representou no encontro.

“Enfatizamos que nosso mandato aprova os serviços prestados por Elvis no comando da Funai, que tem se dedicado a promover a proteção dos povos originários em Mato Grosso do Sul. Ao final da reunião, a decisão tomada pelos indígenas foi de não avançar com a ideia de substituir o superintendente, decisão apoiada por nosso mandato”, disse deputado.

Reunião de lideranças

Lideranças indígenas relataram descontentamento com a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Mato Grosso do Sul. O desmembramento da Fundação e falta de recursos são os principais apontamentos das lideranças. Grupo de indígenas se reuniram na sede da Funai em Campo Grande, nesta quarta-feira (26).

A representante do Coletivo de Mulheres Indígenas, Silvana Terena, 49 anos, disse que a
“Funai perdeu muito desmembrando a educação e a cultura. Tudo foi tirando, então quando você vai tirando, você vai, o recurso vai acabando”, comentou com o Jornal Midiamax.

Para a líder indígena, o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, “só tem só uma missão: de cuidar das comunidades”. Contudo, afirma que os desmembramentos da Fundação afetaram até o envio de recursos para a população indígena de MS.

“Não tem um recurso próprio para projetos, para essas reuniões que antigamente tinha. Foi tirando tudo e hoje a gente tem o coordenador, nem assessoria, nós temos mais aqui”, lamentou.

Silvana lembrou que MS possuía três CTLs (Coordenações Técnicas Locais). “Não dava conta ainda, imagina você, só o coordenador e uma equipe básica para cuidar de tudo isso”.