Pular para o conteúdo
Política

Após operação que investiga venda de sentenças, TJMS refaz eleição para presidência

Presidente, vice-presidente e corregedor foram escolhidos nesta quarta-feira (18)
Dândara Genelhú -
desembargadores tjms gestão
Desembargadores farão parte da diretoria do TJMS. (Reprodução, TJMS)

Após operação que afastou cinco desembargadores em , o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) elegeu, nesta quarta-feira (18), nova gestão para o biênio de 2025/2026. A nova eleição se dá porque dois dos três desembargadores eleitos para a próxima gestão foram afastados por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em investigação sobre venda de sentenças

Foram escolhidos presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça. O TJMS já havia confirmado a possibilidade de nova eleição após a operação.

A partir do próximo dia 3 de fevereiro respondem pelos cargos de presidente o desembargador Dorival Renato Pavan, vice-presidente o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho e corregedor-geral, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence – que já havia sido eleito para o cargo em 16 de outubro.

No discurso oficial, o presidente eleito citou valores que devem seguir como integridade. “Vamos fazer isso de uma maneira a promover uma integridade, uma união entre nossos colegas, desembargadores e juízes de primeiro grau, e valorizar também uma parte importante da estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, que são os servidores”, disse.

O desembargador Dorival Renato Pavan recebeu parabenizações em discursos durante a eleição. Entre eles, discurso da procuradora de justiça Nilza Gomes da Silva e do desembargador Marco André Nogueira Hanson. O presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins, conduziu a sessão.

Desembargadores afastados

A Operação ‘Ultima Ratio’ foi deflagrada pela PF (Polícia Federal) no dia 24 de outubro – 8 dias após as eleições da nova mesa diretora do TJMS.

A investigação que apura suposto esquema de venda de sentenças culminou no afastamento de cinco desembargadores do TJMS, dentre eles, dois eleitos para a próxima gestão do Tribunal: Sideni Soncini Pimentel (presidente eleito para assumir a partir de 2025) e Vladimir Abreu da Silva (eleito vice).

Além deles, foram afastados o atual presidente, Sérgio Fernandes Martins, Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues.

Contudo, Sérgio já retomou as atividades do cargo no TJMS. Decisão do STF autorizou o retorno do desembargador à presidência. Assim, atua novamente desde 10 de dezembro.

Já os anteriormente eleitos, Sideni Soncini Pimentel e Vladimir Abreu da Silva também tiveram decisões favoráveis pelo STF. Em 13 de dezembro, o ministro Cristiano Zanin autorizou a retirada das tornozeleiras eletrônicas dos desembargadores.

Foram beneficiados com a decisão do Supremo, Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues. Contudo, estes quatro desembargadores seguem afastados do TJMS e cargos que ocupavam.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

Pesquisadora brasileira é encontrada morta no Japão com sinais de queimadura

Esbarrão no banheiro motivou esfaqueamento de jovens em torneio de pesca

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

inss

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carro e moto mata vigilante na BR-158

Morador de Brasilândia, ele era conhecido na cidade onde vendia pão

Esportes

Coritiba leva virada da Ferroviária e perde chance de ‘dormir’ líder da Série B

Com a derrota, o Coritiba aparece em quinto lugar

Esportes

Ferreirinha desperdiça pênalti e perde chance de livrar São Paulo de empate justo com Fortaleza

Válida pela sétima rodada do Brasileirão

Polícia

Após bloqueios de rodovias em MS, PRF terá apoio do Grupo de Choque Nacional

Com base em protocolos técnicos, amparo legal e respeito aos direitos fundamentais