Pular para o conteúdo
Política

Aposta pessoal de Tereza Cristina, Adriane Lopes é reeleita prefeita de Campo Grande com 51,4% dos votos

Adriane teve 222.699 votos, 12.587 a mais que Rose Modesto
Mariane Chianezi -
Adriane Lopes (Henrique Arakaki, Midiamax)

Mais votada no primeiro turno, Adriane Lopes (PP) manteve a vantagem nas urnas e foi eleita prefeita de neste domingo (27), segundo turno das eleições municipais. No primeiro turno, a prefeita recebeu mais de 140 mil votos e no segundo turno, 222.699 votos na preferência dos eleitores.

Adriane Lopes é advogada e chegou até a prefeitura como vice-prefeita em 2016, sendo reeleita para o mesmo cargo em 2020 ao lado do então prefeito Marquinhos Trad, na época, no PSD. Adriane foi a primeira mulher eleita a ocupar o cargo de Chefe do Executivo e tomou posse em abril de 2022, quando Trad renunciou à prefeitura para disputar as eleições de governador.

A prefeita segue no primeiro mandato até dezembro e, em janeiro de 2025, assume o novo mandato no Paço Municipal. Apadrinhada pela senadora de MS, (PP), Adriane lançou a pré-candidatura em 19 de julho de 2024.

Posteriormente, a prefeita definiu como vice a doutora em odontologia, Dr. Camilla Nascimento (Avante), que substituiu o deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP) em sua chapa.

No segundo turno, Adriane Lopes recebeu apoio de várias lideranças políticas, como o governador Eduardo Riedel (), do governador de , Tarcísio Freitas (Republicanos), além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que no primeiro turno apoiou chapa do PSDB. Após o resultado do primeiro turno, Tereza Cristina chegou a dizer que Bolsonaro ‘errou’ ao preferir apoiar a chapa tucana.

Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) e a senadora Tereza Cristina (PP) | (Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)

Apoio de Tereza Cristina

No lançamento da pré-campanha, a senadora Tereza Cristina afirmou na ocasião que o Partido Progressista estava muito feliz de lançar “a única prefeita conservadora de todo esse país”.

“Sua trajetória de vida me impressionou muito, e cada dia que te conheço eu acredito muito em você, em seu pessoal e em sua capacidade como gestora. Você acorda a cada dia disposta a vencer, passa por cima e resolve os problemas. Cada dificuldade que colocam na nossa frente me dá mais força, nós precisamos que você tenha mais quatro anos para fazer a gestão”, disse a senadora.

Primeira prefeita de Campo Grande

Adriane Lopes na festa da vitória neste domingo (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Vice-prefeita desde o primeiro mandato do ex-prefeito, Adriane Lopes é a primeira mulher eleita democraticamente a assumir o comando de Campo Grande. Ela permanece no cargo até dezembro de 2024.

Antes de Adriane, somente Nely Bacha, que era vereadora, já havia assumido a administração municipal. No entanto, ela foi nomeada para o cargo, e não eleita como Adriane na chapa com Marquinhos.

Biografia de Adriane Lopes

Nascida em Grandes Rios, no Paraná, Adriane é filha de Antônio Ferreira Barbosa e Gisleni Garcia Barbosa. Casada com o deputado estadual Lídio Lopes e tem dois filhos.

Adriane é formada em Direito e Teologia, pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Enquanto estudava para ser advogada, já em Campo Grande, Adriane vendeu sorvetes de porta em porta. Foi assim que o empreendedorismo entrou em sua vida e fez com que ela conhecesse a capital sul-mato-grossense.

Formada, Adriane defendeu famílias em situação de vulnerabilidade social. Trabalhou durante quatro anos na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, a Agepen, e se aprofundou nas questões de Segurança Pública. Paralelamente, idealizou e ajudou a desenvolver projetos sociais que ampliaram sua percepção da sociedade e da realidade local.

Inédito: 2º turno teve duas mulheres disputando prefeitura em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande teve, pela primeira vez na história, duas candidatas mulheres disputando o cargo. Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) seguiram ao segundo turno das Eleições de 2024, realizado neste domingo (27). As duas tiveram os melhores resultados nas votações do primeiro turno, no dia 6 de outubro.

O pleito também entrou para a história das eleições brasileiras, pois das 15 capitais com segundo turno no Brasil, Campo Grande foi a única com duas candidatas disputando o cargo do Executivo.

No primeiro turno, Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos. Na chapa de Adriane, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante) concorreu como vice.

Ainda no primeiro turno, Rose Modesto recebeu 131.525 votos no primeiro turno. Assim, representou 29,56% dos votos válidos para a prefeitura de Campo Grande. O vice na chapa de Rose Modesto foi Roberto Oshiro (União Brasil).

*matéria editada para atualização do número de votos

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é espancada por ocupantes de 3 carros e socorrida com vários ferimentos em Campo Grande

“Queijo suíço”

Solange faz convite a Maria de Fátima: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 08/04/2025

Madalena recebe encomenda e fica apavorada: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 08/04/2025

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Um é morto ao se esconder em casa e atirar contra PM no Santo Eugênio

Celeste rompe amizade com Bia: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 08/04/2025

Últimas Notícias

Polícia

Rapaz é esfaqueado várias vezes e ferido com tiro na cabeça ao se negar a furtar carne em MS

Rapaz foi ferido no tórax, costas e cabeça

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Explicações do chanceler Mauro Vieira não convenceram

Em março, o Brasil abandonou o chanceler paraguaio nas eleições para a OEA

Bastidores

[ BASTIDORES ] Comemoração regada a cerveja

Candidato furou fila na hora da votação

Sérgio Cruz - O dia na história

1719 – Fundação de Cuiabá

É oficialmente fundada em 8 de abril de 1719, a cidade de Cuiabá, atual capital do estado de Mato Grosso