Abstenção recorde em eleição de Campo Grande é debatida na Alems: ‘ruim para a democracia’
Eleição na Capital bateu recorde de abstenções com mais de 184 mil eleitores deixando de comparecer às urnas
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A abstenção de eleitores nas eleições municipais de 2024 bateu recorde. No segundo turno das eleições de Campo Grande, mais de 180 mil eleitores deixaram de exercer o direito de votar, o que significa que 28% dos eleitores não votaram. A ausência dos eleitores nas urnas no último domingo (27) foi tema levantado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), durante o pequeno expediente, chamou atenção para a quantidade de eleitores ausentes nas zonas eleitorais. Ao lado de Rose Modesto (União Brasil), a deputada parabenizou a prefeita eleita Adriane Lopes (PP), mas pediu atenção à abstenção.
“Tivemos 184 mil pessoas que não votaram, precisamos entender o que está acontecendo. Precisamos entender o que 184 mil pessoas que não querem decidir o destino da nossa Campo Grande, isso é sugestivo. Serve de reflexão para nós políticos. São mais de 180 mil pessoas que não quiseram nem lado a, nem lado b. É muito ruim para a nossa democracia. É um recado para nós interpretarmos o que o eleitor quer para a nossa cidade e nosso Estado”, disse Mara Caseiro.
João Henrique (PL) também pontuou a quantidade de votos em branco e nulos. “A maior abstenção da história mostra que nenhuma das candidaturas conseguiram encantar aí a direita raiz. Temos um porcentual, somando aos nulos e brancos, mais de 33%. Nós estamos ali defendendo a nossa bandeira e o resultado eleitoral apertado mostra que Campo Grande precisa rever suas políticas públicas ao cidadão”, pontuou.
Abstenção
Os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que só no primeiro turno 164,7 mil eleitores não foram ao colégio eleitoral para votar, o que representa 25,5% dos eleitores de Campo Grande. No segundo turno, neste domingo (27), a situação piorou e 184 mil pessoas não votaram.
No primeiro turno, 16,9 mil votaram em branco e outros 19,5 mil anularam o voto. Somados, significa que 33% dos eleitores de Campo Grande não escolheram um candidato no primeiro turno.
No segundo turno, quando só duas candidatas concorriam à prefeitura de Campo Grande, mais de 200 mil eleitores não votaram. Foram 184,8 mil abstenções, 19,8 mil votos nulos e 11,7 mil em branco.
Para se ter ideia da quantidade de ausentes, Adriane Lopes teve 222 mil votos e Rose Modesto 210 mil votos no segundo turno.
Notícias mais lidas agora
- Após alerta da Sesau, casos de Hepatite A sobem para 79 em Campo Grande
- VÍDEO: Atirador fez disparos contra ‘Calcinha’ na frente de crianças em conveniência no Caiobá
- Pai de motorista de Porsche que matou motoentregador pede restituição do carro
- Confira as regras: Refis da Prefeitura de Campo Grande começa dia 4 com descontos de até 80%
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Cafézinho após operação vira conteúdo no interior de MS
Deputados estão de olho em cargos na Alems e fora da Casa de Leis
Motorista de aplicativo é feito refém por dupla durante assalto no Los Angeles em Campo Grande
Motorista de aplicativo teve uma arma apontada para a cabeça
Agricultor brasileiro sequestrado no Paraguai é libertado sem pagamento de resgate
Segundo a Polícia Nacional, vítima estava sem sinas de agressão física
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.