A secretária adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane da Silva, será a nova titular da pasta de Cidadania. A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Riedel, durante balanço de seu primeiro ano de gestão, na tarde desta sexta-feira (15). Vale lembrar que o titular da pasta continua sendo Marcelo Ferreira Miranda.

No dia 29 de dezembro, o Poder Executivo protocolou o Projeto de Lei 346/2023, para a criação da Secretaria de Cidadania, que assumirá a coordenação das políticas públicas de direitos humanos, atualmente vinculadas à Setescc (Secretaria de , Esporte, Cultura e Cidadania).

Com a reestruturação, serão realocados, a administrativa da nova Secretaria (SEC), oito subsecretarias: Políticas Públicas para Mulheres; Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Povos Originários; Juventude; LGBTQIA+; de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; Políticas Públicas para Pessoas Idosas e da Assuntos Comunitários.

Com a criação da Secretaria da Cidadania, a Setescc, receberá a denominação de SETESC (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), que manterá vinculada a sua estrutura às FCMS (Fundação de Cultura), Fundesporte (Fundação deDesporto e Lazer), além da (Fundação de Turismo).

Já sobre a saída de Pedro Arlei Caravina da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), Riedel disse que a decisão deve ocorrer após o recesso. “Caravina não sabe se vai sair. Existe, sim, o movimento dele assumir o posto a Assembleia, e quando ele tomar essa decisão definitiva, vamos tomar a decisão de quem vai entrar no lugar”, disse.

“Essa decisão vai ocorrer primeiro por parte do secretário, ele também vai tirar alguns dias agora em janeiro”, completou.

*Material atualizado para correção de informação às 13h11 de 16 de dezembro. Viviane passa a liderar o setor de cidadania da secretaria.