“O tio Zé deixou um legado político para amigos e familiares e também para população. Ele marcou a passagem dele na prefeitura e também na Câmara dos Deputados com condutas que nunca o desabonaram”. A afirmação sobre José Elias Moreira é do vice-prefeito Guto Moreira (Podemos), sobrinho do político.

Em conversa com a reportagem do Midiamax, o vice-prefeito falou das influências políticas recebidas do irmão de seu pai, Luiz Cláudio Moreira.

“A referência que tenho dele é que era uma pessoa visionária e extremamente educado e sempre à frente do tempo dele, virtudes cada vez mais raras hoje em dia”.

Ainda segundo Guto, o tio era um grande homem e também um grande político. “Uma coisa que sempre me chamou a atenção é que ele sempre respeitou os adversários e me mostrou que a política pode ser feita com seriedade e pensando nas pessoas”, pondera o vice-prefeito.

Morte de Zé Elias

O ex-deputado federal de Mato Grosso do Sul José Elias Moreira, de 82 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (15) em São Paulo, onde estava internado há um mês tratando um câncer em metástase.

Moreira participou da constituinte de 1988, foi prefeito de Dourados, além de ocupar cargos no governo de Mato Grosso do Sul ao longo da sua jornada política.

Em 1976, foi prefeito de Dourados. No ano de 1982, foi escolhido por seu partido para concorrer ao governo do estado do Mato Grosso do Sul, perdendo o pleito para o candidato do então PMDB, Wilson Barbosa Martins. Encerrou o seu mandato no cargo de prefeito de Dourados em 1983.

No Congresso, concordou com a proteção dos trabalhadores brasileiros em relação às demissões sem justa causa e com o mandato de cinco anos para o então presidente José Sarney. Após a promulgação, em 1988, da nova carta constitucional, passou a exercer o seu mandato no poder Legislativo. Pleiteou, no ano de 1990, outra vaga no poder legislativo federal, tendo sucesso e conseguindo se reeleger. Neste mandato, passou a ser vice-líder da bancada do PTB na casa.