A nova Executiva Estadual do Partido Rede Sustentabilidade de Mato Grosso do Sul foi eleita por unanimidade, na manhã deste sábado (01º). A chapa 01 recebeu todos os votos dos 14 delegados que participaram da conferência híbrida, na Câmara de Vereadores. 

A advogada e ativista da causa indígena Tatiana Ujacow e o também advogado Adauto Souto irão comandar a executiva do partido entre 2023 e 2025. Os dois representavam a chapa 01.

A Chapa 02 teve como representantes Eidson Ferreira De Brito e Eliane Da Silva. O processo das eleições começou com as plenárias municipais, que resultaram em votações em três municípios: Nioaque, Coxim e Campo Grande. Dessas, somente a Capital teve delegados aptos a votar. 

Três delegados participaram da votação remotamente e 11 estavam presentes. 

De acordo com Tatiana Ujacow, que estará na coordenação geral, a eleição reflete a decisão do partido por opiniões coletivas.

“Hoje vamos acompanhar o destino do partido que esperamos que siga o equilíbrio, justiça social, respeito à diversidade, inclusão de indígenas e força do coletivo”, afirmou a advogada. 

Dedicada às causas indígenas, Tatiana Ujacow apontou que o grupo tem se interessado nos últimos tempos em se juntar ao partido. 

Participantes da Conferência Estadual do Rede Sustentabilidade MS. (Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

“Esse trabalho de inclusão é o principal mote deste trabalho no nacional, é a inclusão da comunidade indígena, de elevar essa visibilidade para o Brasil porque cada povo tem sua representatividade e busca levar a cara do nosso Estado”, reafirmou. A advogada deve participar, neste mês, do Fórum Permanente Para Questões Indígenas da ONU, em Nova York.

A Conferência Estadual também contou com cumprimentos, por meio de vídeo, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que foi uma das fundadoras do partido. 

“Estamos aqui no Ministério do Meio Ambiente para proteger as riquezas naturais, retorno das terras indígenas para as comunidades”, pronunciou a ministra Marina Silva.

Além disso, o vereador Professor André afirmou durante a Conferência Estadual que o ano é de boas expectativas para o partido. “A Rede está na fase de reconstrução e o ano de 2023 é de boas perspectivas porque no passado o partido ficou sem sede”, declarou o político. 

Eleição de delegados para conferência nacional

Chapa 01 foi eleita com unanimidade. (Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

A Conferência Estadual do partido também elegeu, neste sábado, os três delegados que irão representar Mato Grosso do Sul na conferência que irá escolher a chapa para comandar a Executiva Nacional. O evento está marcado para 14 a 16 de abril. 

Os delegados eleitos foram Eduardo Romero, Pamela Zanata Fabrício e o indígena Agnaldo Terena. Os dois suplentes escolhidos são Adauto Souto e Ana Laura Couto.

Chapa saiu antes do fim da votação

Durante a votação para a Executiva Estadual, o representante da chapa 02, Eidson Brito pegou o microfone para anunciar que a votação continuaria normalmente, mas que a chapa estava se retirando. Ele saiu sem dar mais detalhes sobre o que motivou a saída. 

Conferência Estadual. (Foto: Marcos Erminio/Jornal Midiamax)

Porém, conforme apurado pelo Midiamax, a chapa não seguiu os protocolos básicos da votação por não terem sido submetidos à votação dos delegados legitimamente eleitos.

Antes de sair, Brito disse que as duas chapas fizeram contribuições e que existia uma divergência de ideias. “Isso é uma disputa ideológica e não pessoal”, pontuou.