Pular para o conteúdo
Política

Semana na Câmara de Dourados tem 9 projetos aprovados e audiência sobre violência nas escolas

Vereadores aprovaram aumento de 10% para servidores do Legislativo
Adriel Mattos -
Câmara de Dourados
Foto: Francielle Grott/CMD

A semana na Câmara Municipal de foi marcada pela aprovação de nove matérias e uma audiência pública que debateu a onda de violência nas escolas. Devido ao feriado de 1º de Maio, na segunda-feira, uma sessão foi antecipada.

Os vereadores adiantaram a pauta e aprovaram projetos em dois turnos, já que duas sessões foram realizadas na última segunda-feira (24).

Entre eles, está o Projeto de Lei Complementar 6/2023, de autoria do Poder Executivo, que cria e altera dispositivo na Lei Complementar 442/2022 que trata da nova estruturação organizacional e administrativa da prefeitura.

A alteração foi a inclusão do termo “inovação”, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por conta do programa Cidade Empreendedora.

Já o Projeto de Lei Complementar 8/2023, da Mesa Diretora, concede reajuste de 10% nos salários dos servidores efetivos e comissionados da Câmara.

O Projeto de Lei 51/2023, de autoria do Poder Executivo, que cria dispositivo à Lei 3.990/2016, que dispõe sobre contratação de pessoal por tempo determinado, para atender à necessidade temporária excepcional de interesse público.

O objetivo é estender um adicional a servidores temporários da saúde que estão cedidos para o sistema penitenciário.

E o Projeto de Lei 62/2023, de Juscelino Cabral (PSDB), cria o Programa de Segurança Escolar na rede pública municipal de Dourados.

Em segunda discussão, passou o Projeto de Lei 44/2023, do presidente Laudir Munaretto (MDB), que dispõe sobre o Selo de Responsabilidade Social “Empresa Parceira da Juventude”.

O Projeto de Lei 47/2023, de autoria do vereador Ederson Márcio Ramos, o Márcio Pudim (PSDB), que trata da substituição de sirenes e alarmes utilizados como sinalizadores de início e término de aulas, de provas e de períodos de recreio nos estabelecimentos das redes pública e privada de ensino no município.

Por fim, o Projeto de Lei 56/2023, de Maurício Lemes (PSB), que denomina Rua Laerte Silvério Filho a Projetada 3 RD, localizada no Loteamento Sitiocas Campina Verde e Residencial Dourados I.

Câmara de Dourados promove audiência sobre violência nas escolas

Na quinta-feira (27), a Casa de Leis sediou a audiência pública “Segurança nas escolas em tempos de ameaça”. Deputados estaduais e federais, entre outras autoridades, além de professores e estudantes, foram convidados para o debate.

O Estado vive uma onda de violência nas escolas, após ataques em São PauloSanta Catarina e Goiás, alguns deles com mortes. Além disso, uma série de ameaças de atentados tem preocupado familiares, ainda que sejam apenas boatos.

Há duas semanas, o governador (PSDB) anunciou um plano de reforço na segurança escolar, que inclui ampliação no monitoramento por câmeras de segurança e nas rondas até por helicóptero.

“Esse tema tem trazido pânico para nossas famílias. A ideia é sair daqui dando mais tranquilidade para todos”, asseverou o presidente da Câmara, Laudir Munaretto. 

“As vieram para ficar e temos que discutir para que possamos formular ações para enfrentar isso”, complementou o 1º vice-presidente da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de MS), (MDB).

O debate pode ser assistido na íntegra no canal do YouTube da TV Câmara. Confira abaixo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Últimas Notícias

Brasil

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Apenas um dos cursos de nota 5 é público e cinco são de instituições particulares

Trânsito

Motorista é levada para atendimento após colisão com caçamba na Via Park

Na Via Park, região do Coophafe em Campo Grande

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve