Prefeita de , Adriane Lopes protagonizou em 2023 troca do secretariado na Prefeitura. Apesar da vice e assumir em abril de 2022 a administração após Trad sair para disputar – e ser derrotado em 2022 na corrida ao Governo do Estado – a mudança na estrutura administrativa aconteceu somente neste ano.

Isso porque os nomes foram mantidos até o final do ano passado em acordo feito com o ex-prefeito. Liberada do compromisso, Adriane trocou oito dos 16 secretários que constavam como nomeados até dezembro do ano passado.

Integraram a gestão o secretário de Governo João Batista da Rocha, o controlador-geral João Batista Pereira Junior, Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari, Ednei Marcelo Miglioli, Katia Silene Sarturi Warde, Mara Bethania Bastos Gurgel de Menezes e André de Moura Brandão. Já Anderson Gonzaga da Silva Assis foi nomeado Secretário Especial de Segurança e Defesa Social.

O governador (PSDB) evitou falar em mudanças logo após as eleições, mas na metade de dezembro de 2022 anunciou que manteria parceiros tucanos do ex-governador Reinaldo Azambuja, consideradas peças-chave para o grupo. Entre os nomes que permanecem neste ano estão Flávio César Mendes de Oliveira, João Eduardo Barbosa Rocha, Ana Carolina Araujo Nardes, Antonio Carlos Videira e Jaime Elias Verruck.

Além deles, Pedro Arlei Caravina, que foi eleito deputado estadual, assumiu o cargo de secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica. Helio Peluffo, que era prefeito de Ponta Porã, também renunciou para integrar a gestão de Riedel como Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística.