Saiba como regularizar o título de eleitor para as eleições de 2024

Eleitores têm oito meses para deixar a situação em dia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Título de eleitor multa
Título de eleitor digital, o e-Título. (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Quem precisa regularizar o título de eleitor para 2024, transferir o domicílio ou tirar 1ª via do documento, tem o prazo de oito meses para deixar a situação em dia. Todas as alterações no título de eleitor podem ser feitas no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no aplicativo e-Título.

Por lá, é possível conferir a situação do título eleitoral. Basta preencher o formulário disponível na plataforma. Já para tirar o primeiro título, é necessário acessar o sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net e seguir os passos solicitados.

Regularização por Pix

Eleitores que possuem multas pendentes com a Justiça Eleitoral podem quitar os débitos sem sair de casa. Isso porque o e-Título agora gera QrCode para Pix e boleto para pagamento online.

Segundo o TSE, os eleitores podem usar até cartão de crédito para quitar os débitos decorrentes de ausência às urnas ou ao posto de trabalho nas eleições. Em ambas as situações, a multa é gerada pela falta de justificativa dentro do prazo eleitoral.

Assim, para realizar a quitação e regularizar a situação eleitoral, basta baixar o aplicativo e-Título, disponível para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. E então clicar em ‘Quitação de Multas’ e selecionar a forma de pagamento desejada.

Aqueles que tiverem débitos de eleições anteriores, dever quitá-los antes de fazer o requerimento.

Eleições municipais

As eleições de 2024 elegerão candidatas e candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Assim, o primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024.

Enquanto o segundo turno, onde for necessário, ocorrerá no dia 27 de outubro. O segundo turno pode ser aplicado para prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições