O governador de , Eduardo Riedel (PSDB), participará do Fórum de Governadores do Brasil Central, sediado na cidade de Rio Quente, Goiás, nesta sexta-feira (29). O evento é promovido pelo Consórcio Brasil Central e reúne sete estados da federação.

Conforme divulgado pela de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) será o anfitrião do encontro e com os demais chefes do Executivo discutirão temas para o desenvolvimento da região estratégica do país, como reforma tributária e segurança pública.

Além de Riedel e Caiado, participam do fórum Ibaneis Rocha (MDB-Distrito Federal), Carlos Brandão (PSB-Maranhão), Mauro Mendes (União Brasil-Mato Grosso), Marcos Rocha (União Brasil-Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-Tocantins).

O evento

A abertura, às 8h30, será realizada pelo anfitrião do encontro, o governador Ronaldo Caiado, e pelo presidente do bloco, Mauro Mendes. Em seguida, todos os gestores participam do painel 1, que tem como tema “Brasil Central: Oportunidades e Desafios”. O diretor-executivo do IMB (Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos), Erik Alencar, vai debater em um segundo painel os impactos da Reforma Tributária na região do Brasil Central.

O terceiro painel prevê a participação de secretários de segurança pública dos estados que compõem o bloco para assinatura de protocolo de intenções e troca de experiências. Goiás vai apresentar dados que mostram quedas históricas nos índices de criminalidade, bem como destacar os investimentos realizados na área.

O quarto e último painel tem como tema o “Marco Temporal: de Propriedade”, com a senadora pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, como palestrante. Ao fim do Fórum, ainda está prevista a assinatura da “Carta de Goiás” por parte de todos os governadores. O documento deve trazer posicionamentos sobre agronegócio, industrialização, educação, empreendedorismo, meio ambiente, saúde, segurança pública e reforma tributária.