Os deputados devem votar, na manhã desta terça-feira (7), durante a sessão na de Mato Grosso do Sul, seis propostas. Dentre as propostas, está projeto do Poder Executivo, que cria programa para incentivar com salário alunos em situação de vulnerabilidade a não abandonarem escola em MS.

Robótica nas escolas

Em segunda discussão, os deputados apreciarão três projetos de lei. O Projeto de Lei 125/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que inclui noções de robótica como conteúdo transversal, no currículo das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme a proposta, o objetivo é promover a interdisciplinariedade e a integração dos conceitos de noções de robótica com outras matérias e ainda, incentivar a utilização de sucata e aproveitamento de material reciclado, para a aplicação da temática no cotidiano dos alunos.

Festa do padroeiro

Projeto de Lei nº 186/2023, da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei 3.945, de 04 de agosto de 2010, a Festa do Padroeiro – Santo Antônio da Colônia Zanata, a ser comemorado anualmente, no mês de junho, em Dourados-MS.

Salário para alunos

Projeto de Lei 261/2023, do Poder Executivo, institui o Programa MS Supera, que visa reduzir a evasão escolar e viabilizar a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas, nos cursos universitários e de educação profissional técnica. Com isso, os alunos poderão ter salário para não deixar de frequentar as aulas.

Dia da Mulher Artista em MS

Em primeira discussão, os parlamentares votarão três projetos de lei. O Projeto de Lei 159/2023, da deputada Gleice Jane (PT), que institui o dia 22 de abril como o Dia da Mulher Artista Sul-mato-grossense em homenagem à pintora, escritora e compositora Lídia Baís e dá outras providências.

Pacientes socorridos para hospitais privados

Também em primeira discussão, será votado o Projeto de Lei 184/2023, de Antonio Vaz (Republicanos), estabelece normas para o encaminhamento de pacientes pelas equipes de socorro do CBMMS (Corpo de Militar de Mato Grosso do Sul) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, após atendimento emergencial, para os hospitais privados.

Comunicação do fim do teste gratuito

E o Projeto de Lei 224/2023, de Neno Razuk (PL), trata sobre a comunicação ao consumidor quanto ao do período de teste gratuito de serviços oferecido por empresas situadas no Estado de Mato Grosso do Sul.