Projeto de Marcos Pollon quer isentar impostos sobre produtos de caçadores no país
Na justificativa da matéria, o congressista cita a caça aos javalis nas propriedades rurais
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deputado federal por Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon (PL) protocolou, na última terça-feira (29), projeto de lei que concede isenção de impostos para aquisição de armas de fogo e munições aos caçadores regularmente inscritos no Exército Brasileiro. Na justificativa da matéria, o congressista cita a caça aos javalis nas propriedades rurais no país.
Em análise na Câmara dos Deputados, a iniciativa considera caçador a pessoa física que está regularmente inscrita no Exército Brasileiro ou Polícia Federal, habilitada e autorizada a realizar a atividade de caça nos moldes previstos em Lei. A isenção ocorre para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Importação (II) sobre a aquisição de armas, munições e acessórios.
O deputado pontua que a caça do javali é uma medida de controle, autorizada em todo o Brasil de acordo com a Instrução Normativa 3/2013, ‘onde há incidência e mediante autorização prévia do IBAMA, tendo em vista que os animais oferecem riscos sanitários à pecuária nacional’.
Para Pollon, a presença das espécies gera comprovadamente impactos econômicos à agricultura brasileira. “Os animais são reservatórios de várias doenças, como a peste suína, a doença de Aujeszky e a febre aftosa e estamos num momento em que avança pelo país a retirada da vacinação contra a febre aftosa”.
O parlamentar concluiu que toda a operação é custeada pelos próprios caçadores, “o que resulta em uma grande despesa para a categoria, já que o Estado não faz essa operação. Isentar as pessoas físicas que se dispõem a fazer o controle que deveria ser tarefa do Estado é uma forma de estimular essa prática fundamental para preservação do meio ambiente”.
A proposta segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.