A Rua Monte Alegre, considerada umas principais vias de , com grande fluxo de veículos, poderá mudar de nome. A proposta será apresentada pelo vereador e presidente da Municipal, Laudir Munaretto (MDB).

No projeto que deve ser colocado em discussão e votação nos próximos dias, Munaretto vai sugeria que a via passe a ser denominada Rua José Elias Moreira, como homenagem ao ex-prefeito de Dourados, que faleceu em e foi sepultado nesta quinta-feira (16).

A via é uma das principais de Dourados e corta a cidade de oeste a leste. A via, de aproximadamente 8 quilômetros, comporta um forte e diversificado comércio, clínicas, instituições públicas e residências.  

Nascido em Poços de Caldas (MG) e formado em engenharia agrônoma, José Elias entrou na política em 1972, quando se candidatou pela primeira vez a prefeito de Dourados, mas só veio a ser eleito na sua segunda tentativa, em 1976. 

José Elias foi prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul pelo PDS, no período de 1977 a 1982, quando renunciou ao mandato para disputar o Governo do Estado nas primeiras eleições diretas, em 1982.

Ele participou da Nacional Constituinte, no mandato de 1987/1990, sendo reeleito para o mandato 1991/1994. Foi também secretário estadual de (2003/2006) e secretário municipal de Planejamento (2017).

Em Dourados, o ex-prefeito José Elias deixou um legado de trabalho que ainda pode ser visto pela cidade, como os Parques Ambientais ‘Antenor Martins’ e ‘Arnulpho Fioravante’, frutos da sua gestão. Assim como o Terminal Rodoviário ‘Renato Lemes Soares’.

O ex-prefeito também ficou conhecido pela criação dos BNHs. São quatro os conjuntos residenciais criados em sua gestão, que inclui, ainda, os Cepers, que são os Centros Poliesportivos e Recreativos espalhados pela cidade.

Político hábil, influente e apaixonado por Dourados, o ex-prefeito contratou o arquiteto Jaime Lerner para projetar o município, quando surgiu o modelo de desenvolvimento da área central, com três avenidas paralelas (Joaquim Teixeira Alves, Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres).

O presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), em conversa com a reportagem do Midiamax, ressaltou a condição que Zé Elias tinha de trabalhar em projetos que deixaram marcas na cidade e também dos conselhos políticos que recebeu.

“A gente conversava muito e ele sempre me dava boas orientações. Ele foi o melhor prefeito que essa cidade já teve e deixa um grande legado. Foi ele que trabalhou o município para que tivesse um crescimento futuro. Falo isso sem nenhuma dúvida, com base em tudo que presenciei”, comenta Munaretto.