Projeto da Câmara vai propor nome de ‘Zé Elias’ para umas das principais vias de Dourados

Homenagem partiu do presidente do Legislativo, Laudir Munaretto (MDB)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rua Monte Alegre pode mudar de nome (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

A Rua Monte Alegre, considerada umas principais vias de Dourados, com grande fluxo de veículos, poderá mudar de nome. A proposta será apresentada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto (MDB).

No projeto que deve ser colocado em discussão e votação nos próximos dias, Munaretto vai sugeria que a via passe a ser denominada Rua José Elias Moreira, como homenagem ao ex-prefeito de Dourados, que faleceu em São Paulo e foi sepultado nesta quinta-feira (16).

A via é uma das principais de Dourados e corta a cidade de oeste a leste. A via, de aproximadamente 8 quilômetros, comporta um forte e diversificado comércio, clínicas, instituições públicas e residências.  

Nascido em Poços de Caldas (MG) e formado em engenharia agrônoma, José Elias entrou na política em 1972, quando se candidatou pela primeira vez a prefeito de Dourados, mas só veio a ser eleito na sua segunda tentativa, em 1976. 

José Elias foi prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul pelo PDS, no período de 1977 a 1982, quando renunciou ao mandato para disputar o Governo do Estado nas primeiras eleições diretas, em 1982.

Ele participou da Assembleia Nacional Constituinte, no mandato de 1987/1990, sendo reeleito para o mandato 1991/1994. Foi também secretário estadual de Meio Ambiente (2003/2006) e secretário municipal de Planejamento (2017).

Em Dourados, o ex-prefeito José Elias deixou um legado de trabalho que ainda pode ser visto pela cidade, como os Parques Ambientais ‘Antenor Martins’ e ‘Arnulpho Fioravante’, frutos da sua gestão. Assim como o Terminal Rodoviário ‘Renato Lemes Soares’.

O ex-prefeito também ficou conhecido pela criação dos BNHs. São quatro os conjuntos residenciais criados em sua gestão, que inclui, ainda, os Cepers, que são os Centros Poliesportivos e Recreativos espalhados pela cidade.

Político hábil, influente e apaixonado por Dourados, o ex-prefeito contratou o arquiteto Jaime Lerner para projetar o município, quando surgiu o modelo de desenvolvimento da área central, com três avenidas paralelas (Joaquim Teixeira Alves, Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres).

O presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), em conversa com a reportagem do Midiamax, ressaltou a condição que Zé Elias tinha de trabalhar em projetos que deixaram marcas na cidade e também dos conselhos políticos que recebeu.

“A gente conversava muito e ele sempre me dava boas orientações. Ele foi o melhor prefeito que essa cidade já teve e deixa um grande legado. Foi ele que trabalhou o município para que tivesse um crescimento futuro. Falo isso sem nenhuma dúvida, com base em tudo que presenciei”, comenta Munaretto.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Parlamentar esteve no DNIT/MS durante a manhã desta sexta-feira (08)