Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura diz ter dinheiro para 1ª parcela de reajuste e se reúne com professores na segunda

"Nós vamos novamente dialogar com a ACP e com a comissão de educação para ver como vai ser", disse Adriane Lopes
Anna Gomes, Evelin Cáceres -
ônibus Prefeita Adriane Lopes
Prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Prefeita de , Adriane Lopes (PP) explicou nesta sexta-feira (29) durante agenda na (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) que a prefeitura tem em caixa os recursos para pagar a primeira parcela do reajuste e que vai se reunir com a categoria na segunda-feira.

“A lei foi para Câmara, mas nós tiramos da pauta porque fizemos um combinado. Quando chegou na Casa de Leis, queriam propor emendas. A lei, como já havia sido debatida, não poderia ter emendas. Nós vamos novamente dialogar com a ACP e com a comissão de para ver como vai ser”, disse.

Na quarta, a prefeita esclareceu que tem a intenção de explicar item por item para a categoria. “Precisamos sentar e explicar item por item. O que queremos mudar é o artigo que nos garante a execução assim que possível, que é a barreira que estamos enfrentando desde quando assumimos a gestão. Temos 10 anos para reduzir para o limite prudencial. Em um ano e meio já conseguimos ir de 59% para 55%”, afirmou.

Projeto

Na terça-feira (26), seria votado em regime de urgência o projeto de lei que trata do reajuste salarial dos professores municipais, na Câmara Municipal de Campo Grande. Porém, o projeto foi retirado de pauta.

O vereador Professor Juari (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto, explicou que a proposta foi retirada para discussão. “É uma repactuação da Lei nº 6.796, que é da época do Trad, de março de 2022″, pontuou o vereador.

Ainda segundo Juari, na época o reajuste não foi pago por causa do artigo 3º, que diz que o acordo deve ser cumprido apenas se o município tiver situação financeira. Ou seja, se não estiver no limite prudencial.

“Agora em 2023 colocaram o mesmo artigo. Quem faz o estudo de impacto financeiro é o Executivo. Amanhã haverá uma reunião com ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Comissão de Educação e possivelmente a prefeita, para retirar o artigo”, explicou Juari.

Reajuste de 14,95% a partir de outubro

Após assembleia na ACP em junho deste ano, professores aceitaram a proposta de reajuste salarial escalonado de 14,95%, dividido em três parcelas para cumprimento do piso salarial de 20h.

A proposta sugere pagamento de 5% em outubro, 5% em janeiro e 4,95% em maio de 2024. Seguindo a determinação nacional, a categoria acrescenta reposição salarial de 30% para setembro, totalizando 70% do piso nacional.

Limite prudencial

A Prefeitura de Campo Grande publicou relatório fiscal com despesas do 2º quadrimestre de 2023, que ficou em 56,74%, de acordo com a Receita Corrente Líquida Ajustada. O índice citado pela prefeita, de 55%, corresponde à RCL bruta.

Conforme o relatório fiscal publicado, o valor gasto na folha de pagamento teve aumento. O levantamento mostra que no 2º quadrimestre de 2023 foram usados R$ 2.688.229.278,38, que resultam em 56,74% de gastos com pessoal da Receita Corrente Líquida. O limite máximo é de 54%. No entanto, a Lei Complementar 178, sancionada por Jair Bolsonaro (PL) em janeiro de 2021, garantiu que as penalidades pelo não ajuste começam a ser aplicadas somente em 2033.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Mais 75 famílias recebem títulos de terreno para regularização de ocupações em Dourados

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Funsat

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

Últimas Notícias

Famosos

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Luan Santana deu o que falar ao tentar comer a calcinha de uma fã durante um show; momento viralizou e dividiu opiniões na web

Polícia

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Um dos autores foi preso um mês depois por tráfico

Mundo

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

Tarifa pode chegar a 100%, o que afetaria países como China, Índia e Brasil

Cotidiano

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar a MS

Produção de insulinas foi retomada no país após 20 anos