Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura de Rio Verde de MT recebe recomendação para anular etapa de concurso municipal

Candidatos tiveram perfil avaliado e mais da metade reprovou nesta etapa do concurso
Dândara Genelhú -
prefeitura de rio verde de mt
Prefeitura de Rio Verde de MT (Reprodução/ Arquivo Midiamax)

A Prefeitura de recebeu recomendação para anular uma etapa do concurso de Diretores Escolares do município. Um inquérito civil investiga a Avaliação de Perfil e de Conhecimentos de Gestão Escolar, Habilidades, Competências e Atitudes dos Candidatos.

Após denúncias, há suspeita de “violação aos princípios da publicidade e impessoalidade”. A recomendação foi expedida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Verde de Mato Grosso.

Conforme a Promotoria, houve frustração da competitividade do simplificado, que impediu a participação de candidatos. Isso porque dos 13 candidatos ao cargo de Diretor Escolar, sete foram considerados inaptos para o cargo.

Nas considerações, o promotor Matheus Bucker afirmou que os candidatos reprovados são “professores que exercem suas funções laborais regularmente”. Então, aponta que há “suspeita de direcionamento do certame, para favorecimento de candidatos mal classificados nas demais fases, em detrimento dos melhores colocados”.

As investigações também apontam que o do concurso não especificou em que consistiria a avaliação de perfil dos candidatos. “Tampouco listou quais os critérios ou testes que seriam considerados para avaliar os candidatos”, relata a Promotoria ao informar que a avaliação se tornou “não sindicável, ainda que fosse repetida”.

O concurso é organizado pela OMNI Concursos Públicos LTDA – ME. Assim, o promotor recomendou ao município e ao prefeito Antonio Sabedotti Fornari que anule a segunda etapa do concurso.

Além disso, determinou que o Processo Seletivo para Diretores Escolares da Rede Municipal de Rio Verde de Mato Grosso prossiga sem a realização de nova entrevista de avaliação psicológica ou de perfil. Para isso, deverá “prestigiar a classificação dos candidatos aprovados nas demais fases do certame, em que assegurada a impessoalidade e a ampla concorrência”.

Por fim, ressaltou que a da etapa consistirá em ato ilícito e causará medidas judiciais cabíveis. O município tem 10 dias para responder sobre a adoção da recomendação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina