A Prefeitura de lançou pacote de ações da municipal na noite desta segunda-feira (20) no Parque Tarsila do Amaral no Vida Nova. Ao todo, segundo o anúncio feito pela prefeita Adriane Lopes (PP), haverá construção de 166 novas salas de aula, abertura de 6.600 novas vagas na Reme (Rede Municipal de Ensino) em 2024, contratação de mais de 300 professores, instalação de e aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades escolares da rede, ao custo de R$ 134 milhões.

A prefeitura afirma que trata-se de uma evolução de 16 anos em 16 meses de investimento. O evento reuniu autoridades, secretários municipais e representantes da Educação da Capital, como a ACPMS (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública).

Ainda conforme o anúncio, em 2024, serão entregues 205 parquinhos e brinquedos lúdicos pedagógicos para todas as unidades escolares, instalação de energia fotovoltaica em todas as unidades e ar-condicionado em todas as escolas municipais. Ao todo são mais de 4 mil aparelhos que serão adquiridos. Já em fevereiro, de acordo com a prefeitura, serão finalizadas as obras das Emeis Jardim Inápolis e São Conrado.

De acordo com o executivo, as 166 novas salas modulares possuem 48 m², espaço suficiente para 20 alunos, que equivale a 6.600 novas vagas. Também haverá entregar novos uniformes e kits escolares para o início das aulas dos 111 mil estudantes. Com investimento em tecnologia, o total de 1.095 notebooks serão entregues para diretores e coordenadores da Reme; mais 899 estações de trabalho (computadores) para a Semed. Também é prevista uma Sala de informática itinerante.

Também foi entregue à Semed (Secretaria Municipal de Educação) frota de 21 veículos leves, uma pick up, uma caminhonete e um ônibus com ar-condicionado. Também foram adquiridos 35.065 mobiliários e bebedouros novos. Para melhorar a qualidade da merenda, a Prefeitura fez a entrega de novas panelas, caçarolas e armários para as unidades escolares, depois de 10 anos sem uma renovação nestes itens.

“Hoje nós estamos aqui para lançar o maior pacote de investimentos da história da educação dessa cidade. Quando eu disse, ao assumir essa gestão, que educação é prioridade, eu não estava brincando. Eu não vim prometer, eu vim fazer com que a educação de Campo Grande se torne referência nacional. Eu sou mulher, eu sou mãe e eu sei as dificuldades que as mulheres passam quando precisam de uma vaga em uma escola. Nós sabemos o quanto é importante a educação na vida de uma criança. Eu sou fruto da educação. E quando eu falo em Capital das Oportunidades, eu não posso falar na Capital das Oportunidades sem pensar na educação, que transforma as vidas para o futuro dessa cidade”, disse a prefeita Adriane Lopes.

“Tudo nesse ano foi pensado e nós estamos aqui pelos nossos alunos. A educação é a base para qualquer sociedade se desenvolver e Campo Grande tem se desenvolvido, diariamente, porque nós acreditamos na educação como um preditor para o sucesso da nossa cidade”, disse o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt.

Ainda segundo a prefeitura, o programa Juntos Pela Escola investe R$ 40 milhões na revitalização das 205 escolas em manutenção, reparos, acessibilidade e nova pintura após anos de funcionamento. São 106 Emei’s (Escolas de Educação Infantil) e 99 de que serão contempladas com as ações.

Já em relação a segurança nas escolas, os programas Ronda Escolar e Educação+Segura com o botão do pânico, em parceria com a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) e presença de guardas civis metropolitanos no ambiente escolar. Atualmente, a Reme possui 110.323 alunos, um aumento de 3.043 alunos, em comparação com 2022. Para 2024, a Prefeitura anunciou a abertura de 5 mil vagas nas Emeis.