Pular para o conteúdo
Política

‘Período crítico’: Prefeitura de Porto Murtinho aponta impactos dos incêndios no Pantanal

Vereador do município disse que a Câmara acompanha o decreto estadual
Dândara Genelhú -
incêndios porto murtinho
Ilustrativa incêndio. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Com o incêndio que atinge o Pantanal, está entre as cidades que integram o decreto estadual de situação de emergência. A prefeitura do município, a 431 quilômetros de Campo Grande, destacou que os incêndios afetam a população, causando um ‘período crítico’ na cidade.

“A base da região é uma região muito factiva de incêndio”, afirmou (PSDB) ao Jornal Midiamax. Sobre o decreto, ele considera que o Estado “tem que decretar a emergência para sair na frente”.

Assim, destacou a preocupação com a população. “Inclusive, para as pessoas que estão viajando, andando, viajando”, pontuou.

O vereador Helton da Graça compõe a Comissão de Defesa Civil da de Porto Murtinho. Segundo ele, o decreto estadual é acompanhado na Casa de Leis. “Aqui em Porto Murtinho estamos passando por um período crítico! As altas temperaturas têm afetado diretamente a população”, afirmou.

“O clima muito seco com fica mais prejudicado ainda com a fumaça vinda das áreas queimadas, tanto no Brasil como também no país vizinho, Paraguai”, disse. Além disso, afirmou que o clima e incêndios afetam o setor produtivo da cidade.

“Sem contar com o prejuízo dos produtores rurais, pasto queimando, cercas destruídas, animais silvestres mortos. Alguns pequenos produtores rurais já estão sofrendo com a falta d’água nos açudes”, explicou.

Por fim, disse que “o poder executivo municipal não tem tomado nenhuma ação para amenizar essas situações”.

Decreto estadual

O Governo do Estado decretou a situação de emergência em LadárioMirandaAquidauana e Porto Murtinho, cidades afetadas por incêndios florestais em parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente.

Conforme o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial nesta terça-feira (14), o Estado vem enfrentando intensa onda de calor, com registro de temperaturas entre 38°C e 43°C, aliada a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%, segundo a Semadesc/Cemtec (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

E, nas cidades do bioma Pantanal foram registradas temperaturas muito altas, como em Porto Murtinho e Corumbá – com 42,7°C e 42,0°C. De acordo com a administração estadual, como consequência, tem o surgimento de centenas de focos de calor e incêndios de grandes proporções, principalmente na região pantaneira. Corumbá chegou a registrar a maior temperatura do País, nesta terça-feira (14).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador no RN

salário

Servidores estaduais terão salários depositados neste sábado

‘Caravanas de Inovação’ da AGU passará por Campo Grande em setembro

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Com semifinalistas do Sul-Mato-Grossense definidos, times buscam vaga para torneios nacionais

Últimas Notícias

Sem Categoria

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C

Política

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Ana Paula estaria exercendo simultaneamente três funções remuneradas, uma delas como diretora que exige dedicação exclusiva em escola durante 40h semanais

Cotidiano

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Famílias permanecerão no local até que sejam realocadas adequadamente pelo Poder Público

Brasil

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

A devolução pode ocorrer por meio de compensação para pagamento de outros tributos devidos e mediante ressarcimento dos valores ao beneficiário