Pecuaristas e pantaneiros são convidados para audiência sobre preservação na Câmara de Corumbá
Audiência na Câmara de Corumbá debaterá preservação do Pantanal sul-mato-grossense
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara de Corumbá convidou pecuaristas e homens pantaneiros para audiência sobre a preservação do Pantanal. O encontro debaterá propostas para legislação sobre cuidados ambientais na região pantaneira.
Assim, a audiência acontece em 25 de agosto, a partir das 13h. O debate foi proposto pelo vereador Chicão Vianna (PSD), após reunião do Ministério do Meio Ambiente e o Governo de Mato Grosso do Sul.
Conforme o parlamentar, os nativos da região devem ser escutados durante a formulação da Lei do Pantanal. “Deve ser discutido aqui, com os atores locais, com pessoas que vivem na região, trabalham, produzem, gerando emprego e renda, movimentando a economia regional”, pontuou.
Portanto, convidou pecuaristas e moradores pantaneiros para a audiência pública sobre a preservação do Pantanal. “O pantaneiro tem que ser ouvido. Ele nasceu aqui, vive aqui e sabe como ninguém preservar, estar em sintonia com o ambiente em que vive”, disse.
Além disso, o parlamentar citou que a audiência debaterá um projeto de lei sobre o Pantanal da deputada federal Camila Jara (PT). Contudo, a matéria ainda não foi protocolada na Câmara dos Deputados.
Ao Jornal Midiamax, a assessoria de imprensa da parlamentar informou que parte do documento inicial da proposta circula nas redes sociais. Porém, o projeto de lei está em fase de formação.
Projeto de lei
Na última segunda-feira (14), o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que enviará um projeto de lei sobre a preservação do Pantanal em até 60 dias. A proposta será conduzida pelo Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, que liderarão os trabalhos junto ao Imasul.
“O debate será feito na Assembleia Legislativa, que é onde tem que ser feito esse debate, é a casa das sociedades, a gente deve propor e discutir com as partes interessadas”, explicou. Então, disse que a discussão sobre o projeto buscará “a luz do conhecimento, da ciência, para a gente poder, ao final, sair com um produto estável”.
O objetivo do Estado é chegar em “um produto moderno que garanta a preservação do Pantanal, que garanta o bem-estar das pessoas que lá moram, vivem, a permanência da sua atividade, que proteja, de certa forma, o Pantanal”.
A legislação será proposta à Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Assim, os deputados votarão o projeto de lei do Executivo para preservação do Pantanal.
Notícias mais lidas agora
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
Últimas Notícias
VÍDEO: Carreta que ‘provocou’ acidente com morte, perdeu controle após cair em buraco na BR-163
“Uma vida por descaso”, lamenta o proprietário da carreta.
Para driblar temperaturas extremas de Porto Murtinho, ponte Bioceânica tem gelo incorporado ao concreto
Estratégia garante correta hidratação e resistência da estrutura
Bandidos invadem estúdio e levam R$ 40 mil em equipamentos de casal de fotógrafos: ‘Fonte de sustento’
‘Entraram, pegaram somente a mochila e foram embora. Não levaram mais nada’, diz uma das vítimas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.