A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), acredita que a eleição de Javier Milei significa ‘liberdade e mudança’ para a Argentina. A parlamentar acompanhou a apuração das eleições no país vizinho.

“O país é o nosso principal parceiro comercial na América Latina e elegeu, democraticamente, seu novo presidente”, destacou Tereza. Para a senadora, “os argentinos escolheram o caminho da liberdade e da mudança, na esperança de dias melhores”.

Novo presidente da Argentina

O candidato de ultradireita Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Ao votar no início da tarde, Milei disse que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e a hora de as pessoas falarem tinha chegado, “apesar da campanha do medo”. O candidato da coalizão La Libertad Avanza disse que o momento era de esperança, para impedir o que chamou de “continuidade da decadência”.

Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema num país abalado por uma grave crise econômica, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação, mas amenizou outras promessas no segundo turno, prometendo não privatizar a saúde e as escolas públicas.