Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) explicou nesta sexta-feira (1º) durante agenda na que a criação de novos polos do Conselho Tutelar, pedida pelos conselheiros eleitos para 2024, passará por avaliação financeira.

“Nós temos o estudo técnico de cada conselho e a criação de cada conselho, quanto impacta financeiramente a prefeitura. A gente está trabalhando também com a equipe de finanças pra ver como vai ser feito. Então, nós estamos no fechamento de um ano, avaliando financeiramente o que vai ser possível”.

Adriane destacou que se reúne no sábado com a secretária de Finanças, Márcia Hokama, para definir a questão, além de bater o martelo sobre a data do 13º e projetos a serem encaminhados para a ainda em 2024. A informação é de que a prefeita está verificando se poderá contar com emenda parlamentar, do Congresso Nacional, para a abertura dos novos polos, já que o Orçamento de 2024 já está fechado.

Mais polos

Conselheiros tutelares foram à Câmara Municipal na quinta-feira (30) reivindicar a criação de novos polos para atuação da categoria no próximo quadriênio, que deve iniciar em 10 de janeiro de 2024. Atualmente, Campo Grande conta com cinco unidades de atendimentos a população, e a expectativa é de que três novos sejam implantados.

Segundo o presidente da Casa, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), os vereadores votarão a pauta assim que der entrada na Câmara. “Chegando na câmara eu voto em regime de urgência, firmamos esse compromisso, se precisar faremos até uma sessão extraordinária porque sabemos que vocês têm pressa. O recesso é dia 19, chegou hoje, eu voto hoje”, assegurou.

Já o vereador Beto Avelar (PSD) disse ter conversado com o secretário Municipal de Governo, que irá atender à comissão dos servidores. “Falei com o João Rocha e ele ficou de me dar uma posição sobre uma agenda para gente discutir isso aí”, afirmou. A reunião está marcada para sexta-feira (1º), às 10h, na prefeitura.

Atualmente, são cinco os conselhos em Campo Grande, sendo eles: 1º Conselho Sul; 2º Conselho Norte; 3º Conselho Centro que foi divido; 4º Conselho Bandeira e o 5º Conselho Lagoa. A criação dos novos são o Imbirussu Prosa e Anhaduizinho.

Saiba Mais