Pular para o conteúdo
Política

Novo texto deve ser apresentado e reforma tributária passa a ser discutida nesta quinta-feira

Relator deve apresentar uma nova versão da proposta nesta sessão
Renata Portela -
reforma tributária câmara
(Foto: Reprodução, Agência Câmara)

Ainda na quarta-feira (5), foi feita a leitura do parecer da reforma tributária pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), na Câmara dos Deputados. A proposta deve ser discutida e votada ainda nesta quinta-feira (6).

Conforme a Agência da Câmara, a PEC 45/19 passa a ser discutida nesta quinta-feira, a partir das 11 horas. Já a partir das 18 horas deve iniciar a fase de votação.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), explicou que o texto apresentado inicialmente é preliminar. Nesta quinta-feira, o relator deve apresentar outra versão, segundo ele “para honrar acordos firmados com os representantes dos governos”, que participaram das discussões.

“Todas as conversas com todos os interlocutores e outras que serão feitas amanhã serão honradas no texto”, disse Lira. A PEC propõe a substituição de quatro tributos federais (PIS, Cofins, PIS-Importação e Cofins-Importação) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União.

Também de outros dois tributos (ICMS e ISS) por um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerido por estados e municípios. Já o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) vai virar um imposto seletivo.

A arrecadação do IBS será centralizada e organizada por um Conselho Federativo. Também serão criados fundos para compensar as perdas de entes federativos e para incentivar o desenvolvimento regional e o combate à pobreza.

Favorável

O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participou da reunião da Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Brasília (DF), nesta terça-feira (4). Ao lado da bancada federal e parlamentares da região sudeste, o tucano confirmou ser favorável a reforma tributária e ressaltou que a votação é uma ‘evolução’ para o país.

“São praticamente 200 parlamentares. A nossa bancada em peso esteve aqui. Obrigado, bancada federal de Mato Grosso do Sul por participar diretamente sobre a reforma tributária. Repito que somos a favor da reforma e agora temos que estar atentos aos pontos sensíveis para o Mato Grosso do Sul. Discutimos as garantias dos incentivos fiscais, a busca por uma governança adequada em cima do conselho gestor do fundo de desenvolvimento regional, pontos que são chaves para o bom andamento da reforma. Vejo a votação com maturidade e é uma forma do evoluir”, disse o governador de MS.

Em agenda no último dia 23 de junho, Eduardo Riedel relatou que alguns critérios preocupavam a respeito da reforma, mas que foram incluídos no texto.

“Algumas coisas que estávamos pleiteando, como a manutenção dos incentivos fiscais, fundos de investimentos como o Fundersul, são coisas que estávamos preocupados. Agora tem o critério de distribuição do FDR que temos que avaliar e os impactos setoriais para entender bem como a reforma vai impactar Mato Grosso do Sul”, disse Riedel.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerram nesta semana inscrições para concursos do IFMS com 80 vagas

Quadrilha especializada do Ceará é presa furtando cabos de telefonia em Dourados

Fã critica decoração de Páscoa e Bruna Biancardi reage: “Pensada com carinho”

Homem encontrado morto com tiro à queima roupa em assentamento tinha 34 anos

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Governo colombiano declara emergência sanitária por alta no número de casos de febre amarela

Últimas Notícias

Famosos

Cantor Ferrugem sofre acidente de ônibus no Rio Grande do Sul: “Livramento”

Equipe seguia para um show na cidade de Rio Grande (RS)

Esportes

São Paulo conta com garotos campeões da Copinha, supera Santos e vence primeira no Brasileirão

Vitória afasta o time tricolor da zona de rebaixamento e o coloca no meio da tabela

Polícia

Homem de 32 anos é morto a tiros no bairro Jardim Monte Alegre

Morto foi identificado como Ezequiel Euzébio Olegário Marques

Esportes

Atlético-MG derrota Botafogo em belo jogo no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro

Jogo ficou eletrizante e os goleiros foram os protagonistas