Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) garantiu nesta quarta-feira (28) durante a entrega dos 71 novos ônibus que vai seguir cobrando melhorias ao Consórcio Guaicurus.

“Desde o início do mandato estou trabalhando pra levar melhorias para o transporte, para que se torne mais atrativo e que seja cumprido o contrato. O usuário precisa ter uma tarifa justa. Vamos continuar cobrando da empresa para que faça melhorias. Vamos reivindicar que seja renovada a frota na sequência”, garantiu.

Entrega de ônibus

O Consórcio Guaicurus e a prefeitura de Campo Grande fazem nesta quarta, na Cidade do Natal, a cerimônia de entrega dos 71 novos ônibus. Os veículos são menores, comportam 70 passageiros e substituem ônibus com capacidade maior.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo grupo Ligados no Transporte e revelam que, na prática, dependendo da escolha das linhas para onde os novos ônibus vão, a situação do transporte público pode até piorar.

Os novos ônibus vão renovar apenas 15% da frota atual de 450 ônibus. Assim, outros 111 ônibus vencidos continuarão circulando em Campo Grande.

Levantamento feito pelo Ligados no Transporte mostra que, diferente do informado pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Campo Grande tem 226 ônibus ‘vencidos’, com 10 anos ou mais. A Agereg afirmou em publicação que são 182 ônibus nessa média.

Conforme estipula o edital de concorrência nº 082/2012, a frota de ônibus que circula no transporte público de Campo Grande deve ter cinco anos. Porém, dos 450 ônibus do Consórcio, apenas 78 foram adquiridos de 2018 para frente.

Considerando que os 71 ônibus novos vão substituir os mais velhos, Campo Grande ainda terá 155 ônibus com 10 anos ou mais rodando nas ruas.