Pular para o conteúdo
Política

Na Argentina, Riedel discutiu andamento de obras da Rota Bioceânica em países vizinhos

Governador disse ter se surpreendido com velocidade de obras na Rota Bioceânica realizadas no Paraguai e ressaltou importância do encontro
Gabriel Neves -
riedel argentina rota bioceânica (1)
Evento ocorreu nesta quinta, na Argentina. (Foto: Divulgação, Governo do Estado)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), esteve na para discutir o andamento de obras da Rota Biocênica e aproveitou para ressaltar a velocidade das atividades no . Ele participou de evento que reuniu governadores da Argentina, Chile e Paraguai.

O encontro, ocorrido nesta quinta-feira (13), marca a abertura do 3º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico.

é o único governador brasileiro que participa do fórum. O evento discute temas importantes da rota, como tratado de logística e transporte, obras públicas, comércio e procedimentos fronteiriços.

Riedel informou ter aproveitado o evento para discutir interesses em comum com os governadores dos países vizinhos. Na reunião, os governadores discutiram comércio exterior, procedimentos de fronteira, turismo, transporte e logística.

Durante o fórum, o governador reconheceu o esforço dos países vizinhos para realizar obras e ações que possam viabilizar a Rota Bioceânica em curto espaço de tempo.

Ele destacou que avaliação é positiva e que Mato Grosso do Sul fará sua parte e o que for necessário para que este projeto se torne realidade.

“Cabe ao , juntamente com o Paraguai, o acesso à ponte [que ligará os países pela Rota Bioceânica]. Fiquei surpreso de ver a velocidade das obras no Paraguai de pavimentação da rota”, enfatizou Riedel.

Além disso, Riedel afirmou que Argentina e Chile aproveitaram para estreitar os projetos para pavimentar o segundo acesso a Antofogasta, chamado de passo ciclo.

Além de Riedel, o secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck, e o deputado Paulo Correa (PSDB), participaram dos encontros. Por fim, o governador volta para Mato Grosso do Sul, onde participa da abertura oficial da 83ª Expogrande.

Rota bioceânica

A rota bioceânica vai o facilitar o escoamento de produtos sul-mato-grossense e do restante do País para China, por meio do Oceano Pacífico. O corredor ainda vai fortalecer a relação dos países do Mercosul com o mercado asiático. 

Por fim, a rota bioceânica vai ligar o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico. Mato Grosso do Sul vai seguir pela cidade de ; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

onibus

Justiça aumenta indenização do Consórcio Guaicurus a passageira que se machucou ao ficar presa em porta

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Maidê Mahl quebra silêncio após ser encontrada ferida em hotel: ‘Recuperação’

Últimas Notícias

Política

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Câmara dos Deputados e Senado têm vários projetos que tratam da redução da jornada de trabalho

Cotidiano

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Água começou invadir a comunidade durante a madrugada

Famosos

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Ana Castela apareceu curtindo uma praia em Miami, nos Estados Unidos, ao lado de um ator brasileiro; cantora está solteira desde o término com Gustavo Mioto

Cotidiano

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Autor tem ficha criminal extensa desde 2011, e possui ‘perfil violento’ segundo a polícia