Mato Grosso do Sul pode ter lei que obriga divulgação da ordem de espera de pacientes na fila do SUS

Relação deve conter todos os pacientes que solicitaram serviços no SUS e estejam inscritos no Complexo Regulador do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Alems (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Começou a tramitar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) um Projeto de Lei 311/2023 que obriga a divulgação da ordem de espera de pacientes que aguardam procedimentos na fila do SUS (Sistema único de Saúde).

A relação deve conter todos os pacientes que solicitaram serviços no SUS e estejam inscritos no Core (Complexo Regulador do Estado) e Sisreg (Sistemas de Regulação dos Municípios). Também terá de ser especificado na lista, o tipo do procedimento, como consultas, exames, cirurgias, terapias, entre outros, incluídas as respectivas justificativas médicas para os procedimentos.

Os sistemas municipais e estadual da regulação deverão ser integrados, de forma que possibilite a operação conjunta, garantindo transparência aos órgãos de gestão do SUS em cada ente interessado.

A divulgação da ordem de espera deve ser realizada por meio eletrônico oficial a ser disponibilizado na internet, sendo assegurada a possibilidade de consulta da fila de maneira presencial nas unidades de saúde, bem como a disponibilização de outros meios que viabilizem o acesso à informação.

Conteúdos relacionados